01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933
Tipo: Dissertação
Título: Socialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aula
Autor(es): COSTA , Andréia de Cássia Gonçalves
Primeiro Orientador: FORNO, Letícia Fleig Dal
Segundo Orientador: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Resumo: Atualmente tem-se um discurso eminente nas organizações acerca da gestão do conhecimento que vem assegurar a existência da era do conhecimento e a importância da socialização e do compartilhamento do conhecimento tácito. Neste estudo evidenciarse-á o conhecimento relacionado ao conceito de capital intelectual, replicando que este não está nas organizações, mas sim é parte dos sujeitos, das pessoas que as formam e consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e problematizador, uma vez que está intimamente relacionado à ação do processo de ensino aprendizagem, ou seja, repercutindo na relação professor-aluno. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo investigar como o professor dos anos iniciais compartilha o conhecimento com os alunos por meio da socialização na concepção da gestão do conhecimento. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória, com análise documental baseada na estrutura de sete (07) PPP de escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Paiçandu que foram localizados para evidenciar as possibilidades de relacionamento entre a gestão do conhecimento e as práticas educacionais realizadas no espaço escolar. Com este estudo foi possível identificar a existência de uma lacuna na literatura referente a temática e o foco desta pesquisa, quanto às publicações voltadas à socialização e compartilhamento do conhecimento na relação professor aluno, ensino aprendizagem no espaço da sala de aula. Em relação a coleta de dados foi possível entender que os professores da educação básica do 1 ao 5 ano tendem por promover ações pedagógicas em sala de aula para a socialização e o compartilhamento do conhecimento na proposta professor aluno, ensino aprendizagem. Pode-se evidenciar que o professor se encontra em sala de aula para o aluno, ao planejar a prática diária bem como todas as ações se encontram voltadas para o compartilhamento do conhecimento em direção ao processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: Socialização
Capital intelectual
Praticas educacionais
Professor
Sala de aula
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933
Data do documento: 1-Nov-2019
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉIA DE CÁSSIA GONÇALVES COSTA.pdfDissertação4.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.