01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA , Andréia de Cássia Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-03-18T13:58:18Z-
dc.date.available2021-03-18T13:58:18Z-
dc.date.issued2019-11-01-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8933-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectPraticas educacionaispt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleSocialização do conhecimento: relação professor e aluno, ensino e aprendizagem na sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1FORNO, Letícia Fleig Dal-
dc.contributor.advisor2URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz-
dc.description.resumoAtualmente tem-se um discurso eminente nas organizações acerca da gestão do conhecimento que vem assegurar a existência da era do conhecimento e a importância da socialização e do compartilhamento do conhecimento tácito. Neste estudo evidenciarse-á o conhecimento relacionado ao conceito de capital intelectual, replicando que este não está nas organizações, mas sim é parte dos sujeitos, das pessoas que as formam e consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e problematizador, uma vez que está intimamente relacionado à ação do processo de ensino aprendizagem, ou seja, repercutindo na relação professor-aluno. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo investigar como o professor dos anos iniciais compartilha o conhecimento com os alunos por meio da socialização na concepção da gestão do conhecimento. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa com finalidade exploratória, com análise documental baseada na estrutura de sete (07) PPP de escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Paiçandu que foram localizados para evidenciar as possibilidades de relacionamento entre a gestão do conhecimento e as práticas educacionais realizadas no espaço escolar. Com este estudo foi possível identificar a existência de uma lacuna na literatura referente a temática e o foco desta pesquisa, quanto às publicações voltadas à socialização e compartilhamento do conhecimento na relação professor aluno, ensino aprendizagem no espaço da sala de aula. Em relação a coleta de dados foi possível entender que os professores da educação básica do 1 ao 5 ano tendem por promover ações pedagógicas em sala de aula para a socialização e o compartilhamento do conhecimento na proposta professor aluno, ensino aprendizagem. Pode-se evidenciar que o professor se encontra em sala de aula para o aluno, ao planejar a prática diária bem como todas as ações se encontram voltadas para o compartilhamento do conhecimento em direção ao processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)pt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
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