01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC NUTRIÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/841
Tipo: Artigo
Título: Consumo de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados por adolescentes com sobrepeso e obesidade
Autor(es): TUBIANA, Larissa Burak
Primeiro Orientador: ZANQUETTA,Isabelle Carvalho
Abstract: A adolescência é uma fase da vida compreendida entre a infância e a vida adulta, sendo marcada pelo alto consumo calórico, representado por doces, refrigerantes, fast foods, gorduras e sódio. Devido a este cenário, há um maior risco para o desenvolvimento de doenças não-transmissíveis, como a obesidade, diabetes e hipertensão. Por isso, é de fundamental importância o aumento na ingestão de alimentos in natura e a restrição de alimentos processados e ultraprocessados. O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos de um programa de intervenção interdisciplinar em adolescentes obesos no consumo de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados. O estudo foi realizado com 12 adolescentes durante 12 semanas, dividido em duas fases: pré-intervenção e pós-intervenção. Em cada uma das fases, foi aplicado um registro alimentar de três dias não consecutivos, sendo um dia de fim de semana. Estes adolescentes passaram por educação nutricional duas vezes por semana durante todo este período, no qual realizaram-se palestras, práticas na cozinha e orientação para que fossem feitas as melhores escolhas alimentares para sua saúde e redução de peso. Após a intervenção nutricional, foi possível verificar um aumento do consumo de alimentos in natura e redução do consumo de alimentos minimamente processados, processados e ultraprocessados. Concluiu-se que a educação nutricional foi essencial para melhorar a qualidade de vida dos adolescentes deste estudo, visto que passaram a consumir alimentos de melhor qualidade e restringiram o consumo de alimentos prejudiciais à saúde.
Palavras-chave: Tratamento da obesidade
Consumo alimentar
Saúde dos adolescentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/841
Data do documento: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:NUTRIÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC).pdfPDF192.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.