EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7858
Tipo: Artigo
Título: INTERTEXTUALIDADE DO CONTO DE FADAS CINDERELA E O TEMA TRABALHO INFANTIL
Autor(es): GOMES, Viviane dos Santos
IRIYODA, Luciane dos Santos
Resumo: Com o objetivo de aumentar a criticidade dos alunos da 8as séries de um colégio da rede privada de Maringá, de discutir um tema polêmico como o “Trabalho Infantil” e exercitar a leitura crítica de textos verbos-visuais, trabalhou-se o referido tema durante duas aulas com o auxílio de dois textos publicitários. Primeiramente, pediu-se aos alunos informações e opiniões sobre o tema, as quais foram registradas no quadro a fim de serem retomadas quando necessário, opiniões as quais se diversificaram. Na seqüência, apresentou-se a transparência de um texto verbo-visual, cópia de uma publicidade com a personagem Cinderela, sem mostrar a legenda. Esse procedimento tinha a finalidade de reunir informações sobre a ilustração. A produção de sentidos deu-se a partir de estímulos visuais e verbais, com questionamentos como: do que se tratava; quem era a personagem; o que ela estava fazendo; como era a história da Cinderela, e muitas outras questões que renderam uma grande participação dos alunos. Prossegui-se a aula apresentando uma nova transparência, que abordava o trabalho infantil doméstico. Em resposta ao questionamento dos professores, os alunos reconheceram a imagem que se tratava de uma campanha publicitária, veiculada tanto no rádio quanto na TV, que mostrava a exploração do trabalho infantil doméstico. Somente depois disso, apresentou-se a legenda do primeiro texto verbo-visual, a relação da imagem de contos de fadas com um texto tão “real e chocante” surpreendeu os alunos. No entanto, baseando-se nas discussões feitas anteriormente sobre o conto de fadas, eles puderam perceber uma proximidade temática e classificaram o texto verbo-visual como uma versão moderna do conto. Na seqüência, apresentou-se a legenda do segundo anúncio publicitário fornecendo mais informações e argumentos para que a discussão continuasse. Por fim, retomou-se as opiniões iniciais sobre Trabalho Infantil com os alunos, de forma que, evidenciou-se o aumento da criticidade deles.
Palavras-chave: Trabalho infantil
Intertextualidade
Cinderela
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7858
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viviane_dos_santos_gomes2.pdf11.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.