EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7855
Tipo: Artigo
Título: UMA INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA ACERCA DA SUBJETIVIDADE DO PEDÓFILO
Autor(es): MARGUTTI, Vivian Elizabeth Fávero
SILVA, Valéria Codato Antonio da
CAPELLOTO, Nadia Cristiane
Resumo: O abuso sexual de crianças é um dos tipos de maus tratos mais freqüentes em nossa sociedade, gerando reações públicas extremas de repúdio e intolerância com relação aos que o praticam. Consiste em ato definido como crime, estreitamente vinculado à presença de um transtorno sexual denominado pedofilia, a qual se refere à presença de intensas fantasias sexuais impulsivas e atividade sexual com criança pré-púbere (menor de 13 anos) durante pelo menos seis meses. O abusador deve ter, no mínimo, 16 anos de idade e ser, pelo menos, cinco anos mais velho do que a vítima. O principal objetivo da presente pesquisa consiste em compreender a estrutura subjetiva do pedófilo, considerando seus aspectos intrapsíquicos, segundo a orientação teórico-metodológica da psicanálise. Para o desenvolvimento da pesquisa serão realizados estudos de casos com dois presidiários da Penitenciária Estadual de Maringá, condenados por abuso sexual infantil. A coleta de dados será feita através de entrevistas semi-estruturadas seguindo um roteiro de anamnese psicológica. Através da análise dos dados espera-se compreender o quadro psicopatológico da pedofilia e como é o funcionamento psíquico de indivíduos que apresentam este transtorno, segundo explicações psicanalíticas. Espera-se com este trabalho contribuir com maiores informações a respeito da subjetividade de quem apresenta o transtorno de pedofilia, possibilitando, assim, uma melhor compreensão dos aspectos intrapsíquicos envolvidos na questão e, conseqüentemente, fundamentar ações preventivas direcionadas tanto aos portadores desse transtorno quanto às vítimas de abuso sexual infantil.
Palavras-chave: Pedofilia
Aspectos intrapsíquicos
Psicanálise
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7855
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vivian_elizabeth_favero_margutti.pdf11.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.