EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7851
Tipo: Artigo
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA PORTUGUESA
Autor(es): TROMBINI, Vivian dos Santos
CONSTANTINO, Cristina Herold
Resumo: O estágio supervisionado é uma exigência que consta na grade curricular do curso de Letras e tem como objetivo a vivência do aluno em sala de aula. Para isso o mesmo observa a atuação do professor; planeja o conteúdo a ser ministrado e só então atua em sala de aula. O estágio é supervisionado pelo orientador de estágio que tem a função de avaliar o comportamento do aluno, também ajudando-o na aquisição das competências necessárias para o exercício da profissão. Este trabalho tem por objetivo relatar uma das etapas do Estágio Supervisionado do curso de Letras Português / Inglês do Centro Universitário de Maringá, CESUMAR, realizada em uma escola da rede estadual na cidade de Maringá-Paraná. A etapa em questão refere-se à observação e regência no Ensino Médio. Para realização do mesmo, foram ministradas aulas teóricas abrangendo diversos aspectos do ensino de Literatura Brasileira e Portuguesa clássica e contemporânea. Foram necessárias dez horas/aulas para a observação, trinta e seis horas/aulas para o planejamento do conteúdo a ser ministrado, e dez horas/aulas para a prática de ensino em sala de aula. O principal documento, dentre tantos outros, que serviu de apoio metodológico para o perfeito andamento das atividades do estágio foi os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua Portuguesa), que contribuiu enormemente para o planejamento das aulas. O maior intuito do estágio é propiciar ao acadêmico a oportunidade de vivenciar aquilo que foi aprendido em teoria, de conhecer sua futura profissão, trocar experiências com profissionais, e principalmente, de construir seu conhecimento e habilidades de forma competente para o sucesso na profissão que escolheu.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino médio
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7851
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vivian_dos_santos_trombini2.pdf11.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.