EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7845
Tipo: Artigo
Título: AS CRENÇAS AFRICANAS NO BRASIL SOB O OLHAR DE NINA RODRIGUES
Autor(es): SERAFIM, Vanda Fortuna
DAVID, Solange Ramos de Andrade
Resumo: O projeto de pesquisa tem como tema “Nina Rodrigues e a formação religiosa no Brasil”. A fonte escolhida para a realização deste, são as obras “O animismo fetichista dos negros bahianos” e “Os africanos no Brasil”. O nosso objetivo remete-se ao estudo das crenças afro-brasileiras sob do olhar de Nina Rodrigues, no intuito de verificar a aceitação e a atuação de tais manifestações pela sociedade da época. Optou-se por trabalhar com Nina Rodrigues, pois ele é pioneiro nos estudos das crenças religiosas do afro-descendentes no Brasil. Viveu entre fins do século XIX e início do século XX , embora seu trabalho consista numa obra de divulgação médico–cientifica, pode-se dizer que é o primeiro estudo antropológico feito sobre o negro e suas crenças .Visitou vários candomblés e locais de cultos africanos no Rio de Janeiro e principalmente na Bahia. Obteve várias informações sobre importantes aspectos dessas religiões, sempre descrevendo os terreiros, rituais de sacrifícios, fitolatrias e litolatrias. Para Pelai Pagès, o historiador participa das particularidades da sua época e tanto suas formas de pensamento, quanto as concepções, modificam-se de acordo com as evoluções sociais, portanto são protagonistas da história que escrevem condicionados cultural e socialmente. O mesmo ocorre com Nina Rodrigues, portanto, buscaremos analisá-lo dentro do contexto que se insere, levando em consideração todos os fatores que possivelmente influenciaram a produção de suas obras. Devido ao seu papel de iniciador, também pela importância que lhe é atribuída pela historiografia contemporânea, acreditamos que é viável analisar tais aspectos religiosos através de Raimundo Nina Rodrigues.
Palavras-chave: Crenças africanas
História das religiões
Nina rodrigues
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7845
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanda_fortuna_serafim.pdf11.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.