EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7842
Tipo: Artigo
Título: AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
Autor(es): RIBEIRO, Valéria Pedrochi
DAVID, Solange Ramos de Andrade
Resumo: Analisando obras científicas e filosóficas do século XIX podemos identificar uma característica recorrente em boa parte delas: a maneira como suas premissas vão de encontro a premissas religiosas. Trata-se de um período de intensas mudanças, grandes avanços tecnológicos e onde assistimos a um alavancamento da ciência que passa a fornecer explicação para uma série de assuntos antes limitados ao campo religioso. Neste panorama é automática a perda de poder e prestígio não somente da Igreja como de qualquer espécie de manifestação religiosa. Neste quadro surgem autores que negam a existência de Deus e a religião e outros que simplesmente a vêem como sintoma de um problema maior.Buscaremos em nosso projeto investigar o posicionamento de quatro autores de significativa relevância no período em relação à religiosidade e aos fenômenos religiosos, são eles: Freud, Nietzsche, Marx e Darwin. Entendemos que o discurso destes autores contribuem para construir e consolidar o pensamento da modernidade ao passo que refletem este mesmo pensamento.Desta forma pretendemos investigar de que forma estes estudiosos do século XIX constroem um discurso sobre religião e,por meio deles , analisar o modo como o homem da modernidade expressa sua religiosidade. Quanto ao método a ser utilizado, nos basearemos em autores que estudam a “história das idéias” posto que este tipo de análise presta-se útil para o estudo do tema que elegemos. Por meio deste tipo de abordagem podemos investigar de que modo atuam as idéias de uma época, qual seu campo de ação e o que as torna possíveis.
Palavras-chave: Modernidade
Discurso religioso
Século xix
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7842
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valeria_pedrochi_ribeiro.pdf11.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.