EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Valéria Pedrochi-
dc.creatorDAVID, Solange Ramos de Andrade-
dc.date.accessioned2021-02-18T16:40:04Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-18T16:40:04Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.otherPresencialpt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7842-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectDiscurso religiosopt_BR
dc.subjectSéculo xixpt_BR
dc.titleAS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIASpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAnalisando obras científicas e filosóficas do século XIX podemos identificar uma característica recorrente em boa parte delas: a maneira como suas premissas vão de encontro a premissas religiosas. Trata-se de um período de intensas mudanças, grandes avanços tecnológicos e onde assistimos a um alavancamento da ciência que passa a fornecer explicação para uma série de assuntos antes limitados ao campo religioso. Neste panorama é automática a perda de poder e prestígio não somente da Igreja como de qualquer espécie de manifestação religiosa. Neste quadro surgem autores que negam a existência de Deus e a religião e outros que simplesmente a vêem como sintoma de um problema maior.Buscaremos em nosso projeto investigar o posicionamento de quatro autores de significativa relevância no período em relação à religiosidade e aos fenômenos religiosos, são eles: Freud, Nietzsche, Marx e Darwin. Entendemos que o discurso destes autores contribuem para construir e consolidar o pensamento da modernidade ao passo que refletem este mesmo pensamento.Desta forma pretendemos investigar de que forma estes estudiosos do século XIX constroem um discurso sobre religião e,por meio deles , analisar o modo como o homem da modernidade expressa sua religiosidade. Quanto ao método a ser utilizado, nos basearemos em autores que estudam a “história das idéias” posto que este tipo de análise presta-se útil para o estudo do tema que elegemos. Por meio deste tipo de abordagem podemos investigar de que modo atuam as idéias de uma época, qual seu campo de ação e o que as torna possíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valeria_pedrochi_ribeiro.pdf11.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.