EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7841
Tipo: Artigo
Título: "MORTE DE DEUS": CONSIDERAÇÒES SOBRE MODERNIDADE E DEICÍDIO NA OBRA NIETZSCHEANA
Autor(es): RIBEIRO, Valéria Pedrochi
DAVID, Solange Ramos de Andrade
Resumo: Buscamos por intermédio de nossa pesquisa investigar o sentimento religioso do homem do século XIX tendo como objeto de estudo a obra <i>A gaia ciência<i>, de Friedrich Nietzsche (1844-1900). Percebemos que durante a fase histórica por nós estudada, a modernidade, há grandes avanços no campo científico e instaura-se a idéia de que a ciência explicaria fenômenos antes restritos ao campo religioso. Diante deste cenário de soberania da ciência muitos intelectuais passam a refutar manifestações religiosas. Por meio da parábola do homem louco Nietzsche funda a idéia da "morte de Deus". Para ele a imagem do Deus distante e transcendente colocava o homem numa posição de inferioridade e isto não respondia mais aos anseios do homem da modernidade. Pensada desta maneira a idéias de entidade divina humilha o homem ao colocá-lo numa posiçào de inferioridade conforme as regras ditadas pela moral cristã. Neste sentido o deicídio é visto como ponto de partida para uma sociedade melhor, uma fase superior na história humana.Nietzsche dirige uma dura crítica ao mundo em que vive. Para ele o homem moderno vive segundo normas amparadas em preceitos morais de origem religiosa nos quais não mais acreditam, tornando-se algo contraditório viver sobre bases cristãs, se a ciência que então permeia todo viver humano, contradiz e anula qualquer valor cristão. No decorrer da pesquisa percebemos como o discurso nietzscheano deixa transparecer e elucida questões de sua época ao mesmo tempo que contribui significativamente para o entendimento de assuntos que concernem também a outros períodos históricos .
Palavras-chave: Nietzsche
Século xix
Modernidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7841
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valeria_pedrochi_ribeiro2.pdf11.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.