EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7838
Tipo: Artigo
Título: A PSEUDOINCLUSÃO PROMOVIDA PELO ESPORTE EM SUAS FORMAS HEGEMÔNICAS
Autor(es): PELEGRINI, Thiago
MARTINELLI, Telma Adriano Pacífico
Resumo: Cada vez mais amplia-se a discussão sobre as propostas de inclusão social apresentadas, em âmbito nacional e internacional, como pressupostos essenciais à constituição de uma sociedade justa, igualitária e aberta à diversidade. Diante dessas considerações torna-se imperativa a necessidade de apreensão e apreciação das principais implicações decorrentes da adoção do paradigma inclusivista e sua relação com as manifestações hegemônicas do esporte e da Educação Física. Assim, o objetivo central desse trabalho refere-se à caracterização e a análise das principais acepções que fundamentam o movimento inclusivista e a delimitação de possíveis inter-relações com as correntes teóricas que alimentam as manifestações hegemônicas do esporte nacional. Para tanto, utilizou-se uma metodologia fundamentada na pesquisa bibliográfica, privilegiando a produção que se aproxima da leitura crítica da Educação e da Educação Física. Constatou-se ao término desse trabalho que o grupo de teóricos hegemônico que informam as manifestações oficiais do esporte nacional, mantém-se alheio às temáticas que enfatizam a transformação da realidade social, preferindo a adoção de uma postura de pseudo-neutralidade. Verificou-se, também, que esse grupo pouco interage com as discussões acerca da construção de uma proposta progressista de sociedade inclusiva. No entanto, parece se alinhar com as propostas mais conservadoras, arranjadas em linhas gerais sob o nome de Integração, ou seja, não questionam os princípios fundamentais que fomentam a exclusão social no país. Por fim, acredita-se que o paradigma da inclusão deve ser pensando em um sentido mais amplo, abrangendo a crítica necessária as contradições do sistema capitalista, possibilitando o engajamento dos excluídos não somente na reivindicação do direito de freqüentar o ensino regular, mas também, na exigência do acesso ao trabalho e a todos os bens culturais produzidos pela humanidade.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Esporte
Formação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7838
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thiago_pelegrini.pdf11.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.