EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR - 1º À 4º SÉRIE
Autor(es): MARTINS, Tatiane Pires
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de
CAPPELLETTY, Sivoney Gomes de
Resumo: A Educação Física escolar tem buscado transformar o pensamento que a sociedade tem sobre ela, que não a reconhece como integrante ativa e importante do processo educacional. Neste sentido, seus pesquisadores e estudiosos têm se dedicado a apontar situações e ações que possam contribuir na mudança desse entendimento. E como destaque, podemos citar os trabalhos de Oliveira (2004) que propõe um processo de organização e sistematização dos conhecimentos da Educação Física Escolar, trabalho este adotado por alguns municípios através de suas Secretarias de Educação. Especificamente é o caso de Sarandi-PR, que adotou este trabalho a partir do ano de 2004 em suas escolas. Assim, este estudo de característica descritiva, teve por objetivo analisar como está se desenvolvendo o processo de implantação da Educação Física escolar no Ensino Fundamental de 1º à 4º série. A população estudada é a envolvida no processo de implantação, ou seja, a Secretaria de Educação, os profissionais da área contratados, num total de treze professores e as dez escolas envolvidas através de suas coordenações. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto ao Secretário de Educação, Professores e Coordenadores das Escolas. As análises foram realizadas utilizando-se a análise de conteúdo das entrevistas. Como aspectos conclusivos podem afirmar que o processo, apesar de lento, tem se constituído como efetivo dentro das escolas e que está havendo um reconhecimento generalizado por parte dos envolvidos com a necessidade da atuação de profissionais especializados para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, assim como que é possível e viável a sistematização dos conhecimentos do Componente curricular Educação Física.
Palavras-chave: Educação física escolar
Curriculo
Educação física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7833
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiane_Pires_Martins.pdf11.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.