EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7828
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DOS FATORES QUE LEVAM AS PESSOAS DA TERCEIRA IDADE A PRATICAR A HIDROGINÁSTICA NOS CENTROS ESPORTIVOS DA CIDADE DE MARINGÁ - PARANÁ
Autor(es): CATÂNIO, Tânia de Cássia
OLIVEIRA, Carlos Gomes de
Resumo: Atualmente um número cada vez maior de pessoas da terceira idade procuram as academias, centro esportivos, clubes ou qualquer outro local onde possam praticar algum tipo de atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida e até mesmo como forma de tratamento de algumas doenças. Com uma atividade física adequada, as articulações ganham maior capacidade de movimento, os músculos e ligamentos são reforçados, aumenta a capacidade de oxigenação dos pulmões, o sangue circula mais facilmente pelo organismo, além de aumentar a resistência à fadiga. Isto faz com que cada vez mais médicos indiquem a prática de atividade física para a terceira idade, como uma tentativa de manter a qualidade de vida. Diversas atividades físicas estão à disposição da terceira idade, principalmente a hidroginástica por ser uma atividade que apresenta um baixo impacto nas articulações e ajudará tanto a nível cardiorespiratório como para uma tonificação muscular. O presente estudo, com características descritivas, teve como objetivo analisar a procura da hidroginástica nos centros esportivos da cidade de Maringá – Paraná por pessoas da terceira idade. A coleta dos dados, que constou da aplicação de um questionário, composto por sete questões fechadas, devidamente validado para o estudo, foi realizada com dez mulheres com com idade acima dos sessenta anos que praticam hidroginástica nos centros esportivos da respectiva cidade. Os resultados obtidos demonstram que as pessoas da terceira idade procuram os centros esportivos para a pratica da hidroginástica como forma de melhorar a saúde e qualidade de vida.
Palavras-chave: Idosos
Hidroginástica
Centros esportivos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7828
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tania_de_Cassia_Catanio.pdf11.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.