Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7827
Tipo: | Artigo |
Título: | ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL |
Autor(es): | CATÂNIO, Tânia de Cássia MARTINS JÚNIOR, Joaquim |
Resumo: | A grande área de atuação da Educação Física é a escola, e tem como objetivo a aprendizagem do corpo, dos movimentos, limites e desafios. Sua importância se deve ao desenvolvimento do corpo físico, em que o aluno descobrirá seus limites e diferentes modos de executar seus movimentos físicos, desenvolver a sua criatividade, sua produção cultural, dando oportunidades do aluno criar e recriar as atividades corporais produzidas pelos seres humanos ao longo da sua história cultural. Além da escola, ela também se faz presente em estabelecimentos de ensino conhecidos como não convencional, ou seja, clubes, academias, centros esportivos, entre outros. O presente estudo, com características descritivas, teve como objetivo analisar as diferenças entre as metodologias utilizadas pelos professores nas aulas de Educação Física ministradas no ensino regular e no não convencional. A coleta dos dados, que constou da aplicação de um questionário, composto por sete questões abertas, fechadas e mistas, devidamente validado para o estudo, foi realizada com oito docentes que lecionavam nas turmas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do município de Maringá, Estado do Paraná e oito docentes que atuavam em turmas de diferentes atividades físicas, do chamado ensino não convencional, além de oitenta e oito alunos escolhidos aleatoriamente em seis escolas e oitenta e oito alunos escolhidos também de forma aleatória em oito estabelecimentos do ensino não convencional. Os resultados obtidos demonstram que as metodologias utilizadas nos respectivos estabelecimentos de ensino se diferenciam nos tipos de aulas, pois, enquanto no ensino convencional o professor trabalha com aulas teóricas e práticas, no ensino não convencional as aulas são somente práticas às vezes acompanhadas por uma breve explicação teórica, além da ênfase no aprendizado, que é mais verificada no ensino não convencional. |
Palavras-chave: | Educação física Ensino convencional e não convencional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7827 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tania_de_Cassia_Catanio.pdf | 11.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.