EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7808
Tipo: Artigo
Título: CORRELAÇÃO ENTRE IDADE E SEXO EM INDIVÍDUOS COM DIAGNÓSTICO DE VESTIBULOPATIAS PERIFÉRICAS
Autor(es): PEREIRA, Sonaíra Calica Baggio Ramos
Resumo: O equilíbrio é uma função básica de extrema importância para a sobrevivência humana, pois ele permite que o corpo se mantenha parado de modo estável ou em movimento de maneira harmônica e precisa. Existem três sistemas responsáveis pelo equilíbrio corporal: a visão, a propriocepção e a audição (orelha interna, labirinto); eles transmitem informações sensoriais ao sistema nervoso central que analisa, compara e integra essas informações. As alterações nesse sistema podem acometer qualquer uma das três vias envolvidas no processo mantenedor do equilíbrio corporal; entretanto, nesta pesquisa o enfoque será para as alterações que acometem o labirinto, também conhecidas como vestibulopatias. Elas podem ser de origem central, acometendo cerebelo e vias auditivas, a partir do assoalho do IV ventrículo; ou periférica, acometendo os canais semicirculares, o sáculo, o utrículo e os nervos vestibulares, superior e inferior. São caracterizadas por diversos sintomas, entre os principais deles encontram-se as vertigem(objetivas ou subjetivas); sudorese, vômitos. A disfunção vestibular costuma comprometer seriamente a habilidade de comunicação, o comportamento psicológico e o desempenho escolar ( GANANÇA; VIEIRA e CAOVILLA, 1998). Analisado todas as informações encontradas até o presente momento sentiu-se a necessidade de se realizar maiores pesquisas na área, portanto o objetivo desta pesquisa é o de caracterizar resultados de exame otoneurológico já realizados em sujeitos de idade e sexo variados evidenciando qual a maior incidência, correlacionando-as com suas queixas. A casuística da pesquisa será com Indivíduos de idade e sexo variável, que realizaram exame otoneurológico no período 2004 a 2005. Os dados serão coletados em uma clinica particular da cidade de Maringá. Para dar inicio à pesquisa, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre os autores relacionados com o tema em questão. Essa pesquisa se deu por meio de periódicos, livros, artigos, tanto em bibliotecas, quanto via internet. Foi então discutido à respeito do tema geral, qual seria o foco da pesquisa. Decidido a direção para a qual seria encaminhada, realizou-se resenhas dos artigos e livros de maior interesse, para então dar inicio ao processo de redigir a monografia em si. Está em andamento um levantamento nos arquivos de exames realizados os dados de interesse para a pesquisa: idade, sexo, principais queixas e diagnóstico, dos pacientes que se submeteram ao exame otoneurológico no ano de 2004; este levantamento ocorrerá até outubro de 2005. Os dados coletados serão segregados em tabela clasiificando-os em: sujeito; idade; sexo; queixa 1 ( a principal), 2 e 3 se houver e diagnóstico ( resultado do exame). O resultado esperado é de uma maior incidência de vestibulopatias periféricas em mulheres do que em homens, e um aumento em relação a idade, quanto mais velho o individuo maior a probabilidade; visto o que já foi encontrado em pesquisas similares.
Palavras-chave: Otoneurologia
Vestibulopatias periféricas
Vertigem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7808
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sonaira_Calica_Baggio_Ramos_Pereira.pdf13.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.