EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7807
Tipo: Artigo
Título: LEITURA DAS RELAÇÕES ECUMÊNICAS NO SÉCULO XXI
Autor(es): SOUZA, Solange Depieri de
ROSSI, Luiz Alexandre Solano
Resumo: Ecumenismo é a busca fraterna da superação das divisões entre os cristãos, através do conhecimento e reconhecimento da legitimidade dos mesmos. É buscar no diálogo, a unidade e a integração entre os cristãos, pautado na mensagem evangélica. O estudo deste tema foi motivado em virtude da resistência de adeptos nas diversas instituições eclesiásticas, a respeito do ecumenismo, o que ocasiona um péssimo relacionamento entre cristãos. O movimento ecumênico vem sendo praticado, por aqueles que passam a conhecê-lo, há mais de século. Não obstante todo esse tempo, a compreensão comum apresenta um conceito não verídico do seu significado. O presente estudo teve como objetivo conceituar o ecumenismo de forma clara, respaldado na ótica de alguns autores, e desta forma entendê-lo como instrumento para unidade dos cristãos; abordou, também, informações acerca do que não é ecumenismo. A metodologia utilizada neste trabalho foi à pesquisa bibliográfica. Ela nos levou à abordagem sobre os avanços e recuos no movimento ecumênico, bem como objetivos e ações do CONIC – “Confederação das Igrejas Cristãs do Brasil”, sua importância para o Movimento Ecumênico e Igrejas que fazem parte do referido movimento. Na conclusão do trabalho ficou clara a necessidade de se desmistificar o conceito errôneo sobre ecumenismo, nos diversos cristianismos, para que, conhecedores do assunto possam vir a praticá-lo com a certeza de estarem somando com os demais cristãos que buscam a união e paz nos ensinamentos do Pai.
Palavras-chave: Conhecimento
Diálogo
Integração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7807
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Solange_Depieri_de_Souza.pdf11.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.