Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7801
Tipo: | Artigo |
Título: | PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA |
Autor(es): | FREGIERI, Sílvia de Souza |
Resumo: | O estágio supervisionado é uma exigência de suma importância e avalia a competência do formando na profissão que pretende assumir. Apresentamos aqui uma parte do estágio, denominado Projeto Reforço escolar. O projeto serviu de apoio no ensino da língua portuguesa, com alunos de 5ª a 7ª séries, retomando conteúdos anteriormente ministrados em sala de aula pelo professor titular de cada turma. Teve como objetivo auxiliar no ensino de língua, instrumentalizando os alunos à leitura, análise e interpretação de textos. O processo acontecia da seguinte forma: os alunos que deixavam de fazer mais de duas tarefas durante a semana tinham sua apostila carimbada e eram convidados a assistirem à aula do projeto, no sábado seguinte. O não-comparecimento às aulas de sábado, acarretava em advertência. Aqueles que tinham a atividade comprovada aos sábados, não recebiam notificação. O convite era estendido aos demais que quisessem participar das aulas do projeto. A turma para quem ministramos as aulas era de 6ª série, de uma escola da rede privada, aos sábados, das 8 às 10h, nas instalações do próprio colégio. O projeto foi a primeira etapa que realizamos no estágio; o mesmo contribuiu na prática em sala de aula, auxiliando na experiência e elaboração das aulas adquirindo experiência e habilidade para realizarmos um estagio tranquilo nas demais etapas. O projeto reforço escolar exigiu muito do estagiário, pois as aulas eram de análise e interpretação de textos. Utilizamos diversos recursos, como: textos; músicas; charges; poemas; poesias; filmes. Os planejamentos e materiais preparados foram avaliados pelo supervisor de estágio e somente após a verificação é que éramos liberados a entrar em sala. As aulas eram sempre diversificadas e, por isso, exigiam muita competência e responsabilidade do estagiário. Em particular, foi gratificante ter participado do Projeto Reforço Escolar; aprendemos muito a cada aula aplicada, e ensinar para uma quantidade pequena de aluno foi muito bom, pois conseguimos tirar a dificuldade dentro da sala de aula, o que é difícil acontecer em uma turma numerosa, pois, na realidade, o professor nunca consegue suprir a necessidade de todos. |
Palavras-chave: | Interação Alunos Rede privada |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7801 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvia_de_Souza_Fregieri.pdf | 11.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.