EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7788
Tipo: Artigo
Título: OBESIDADE E FATORES DE RISCO EM ADOLESCENTES OBESOS – IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO E DA ALIMENTAÇÃO
Autor(es): PRATI, Sérgio Roberto Adriano
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de
TRINDADE, Erasmo M. B.
AMÉRICO, Marco Antônio
Resumo: A obesidade, doença provocada por distúrbios metabólicos apresenta como consequências profundas modificações no organismo humano elevando assim os riscos de se desenvolver cardiopatias, diabetes, hipertensão arterial inclusive levando à morte. Alterações em componentes sanguíneos como glicemia, colesterol e triglicérides são fortes indicadores de risco, e, associados ao excesso de peso, vida sedentária e consumo alimentar inadequado podem ser prognóstico de problemas de saúde ao longo da vida. Controle e intervenções buscando minimizar os efeitos das alterações sanguíneas podem ser eficientes na adolescência, momento importante de desenvolvimento humano e de aprendizagem de novos comportamentos frente ao estilo de vida saudável. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar o perfil glicêmico e de lipídios sanguíneos em adolescentes obesos, e, verificar o efeito do exercício físico e da orientação alimentar sobre componentes sanguíneos e níveis de composição corporal. MÉTODOS - Para analisar o perfil e o efeito da intervenção foram investigados 44 adolescentes obesos (IMC>25kg/m2) voluntários, sendo que 14 (G1) deles foram submetidos a um programa de emagrecimento a partir de exercícios físicos durante oito meses: duas sessões semanais com duração de 60 minutos com exercícios aeróbios, exercícios de força e resistência muscular e flexibilidade; e orientação alimentar individualizada e familiar em clínica especializada (do 5o. ao 8o. mês). O sangue foi coletado em jejum e dosado segundo critérios da Lab test. Foram analisados os componentes: colesterol total e frações, triglicerídeos (TGL) e glicemia. Quanto a composição corporal utilizou-se índices antropométricos para análise (IMC e %G-gordura). Um grupo controle (G2) foi formado para comparação. Foram utilizados a estatística descritiva e o teste “t” para amostras dependentes e independentes. RESULTADOS - Os principais resultados em médias foram: glicemia=80mg/dl (11% de adolescentes acima do normal); colesterol total=156mg/dl (16% acima do normal); triglicerídeos=117mg/dl (36% acima do normal). Após o programa de intervenção houve diminuição significativa de 8,5% nas médias de %G e –3,04kg/m2 no IMC. Na comparação entre os grupos houve diferença significativa entre as médias na variável %G (G1=-8,5%; G2=+1,49%, p=0,0000) e na variável IMC (G1=-3,04kg/m2; G2=+0,56kg/m2, p=0,0000). Quanto a outros resultados, observou-se diminuições significativas nos níveis de: TGL (126mg/dl para 74, p=0,01); glicemia (91mg/dl para 78, p=0,000). CONCLUSÃO - Assim, percebeu-se que intervenções frente à mudança do estilo de vida podem ser favoráveis contra as consequências do excesso de peso, sejam nos aspectos morfológicos os nos componentes sanguíneos minimizando os riscos de outras doenças e proporcionando bem estar, saúde e qualidade de vida para as pessoas.
Palavras-chave: Obesidade
Fatores de risco
Adolescentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7788
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sergio_Roberto_Adriano_Prati.pdf12.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.