EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7783
Tipo: Artigo
Título: BIOSSEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM SAÚDE
Autor(es): BANNWART, Thays Avelino
BRAGA, Ana Paula
FERREIRA, Adriano Araujo
TINA, Cristhiane
GALVAN, Emanuele
Resumo: Biossegurança define as condições sobre as quais os agentes infecciosos podem ser seguramente manipulados e contidos de forma segura. Este conceito vem sendo cada vez mais difundido e valorizado pelos profissionais da saúde, uma vez que o conhecimento de sua importância, torna-se mais claro e necessário entre os responsáveis pela geração de resíduos biológicos, microbiológicos, químicos e demais resíduos de serviços de saúde. Entretanto, resíduos de natureza semelhante são produzidos por geradores bastante variados, incluindo farmácias, clínicas odontológicas e veterinárias, assistência domiciliar, necrotérios, instituições de cuidado para idosos, hemocentros, laboratórios clínicos e de pesquisa, instituições de ensino na área da saúde, entre outros. Com base neste contexto, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre gerenciamento de resíduos biológicos em saúde. A crescente consciência sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente, provocados por resíduos sólidos gerados nos serviços de saúde (RSSS), deve-se, principalmente, as suas frações infectantes. Frente a periculosidade dos resíduos de serviços de saúde e aos riscos por eles representados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atualizou e complementou a resolução RDC no 33 de 25 de fevereiro de 2003 e publicou a RDC no 306 de 7 de dezembro de 2004, considerando os princípios da biossegurança de empregar medidas técnicas, administrativas e normativas para prevenir acidentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente. O programa de gerenciamento dos RSSS deve ser elaborado com base nas características e volume dos resíduos de serviços de saúde gerados, estabelecendo as diretrizes de manejo desses resíduos, incluindo as medidas de: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento, armazenamento externo, coleta e transporte externo e disposição final. Cada uma dessas etapas é indicada de maneira específica para cada tipo de resíduos de serviços de saúde. Portanto conclui-se, que é de suma importância o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde para todos os geradores, independente da quantidade de resíduos gerados, garantindo com isso a manutenção da saúde do trabalhador, da comunidade e a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Biossegurança
Resíduos sólidos em serviços d
Gerenciamento de resíduos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7783
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thays_avelino_bannwart.pdf12.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.