EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7772
Tipo: Artigo
Título: PRÁTICA DE REGÊNCIA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): RODRIGUES, Silvana Cristina
Resumo: Este trabalho apresenta uma etapa do estágio supervisionado de Língua Portuguesa, que compreende a regência no 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública. Esse estágio foi uma exigência do curso de Letras do Centro Universitário de Maringá, com o objetivo de colocar o estagiário em contato com a realidade da prática de ensino. Foram realizadas 10h/a de observação e 10h/a de regência. Observação é o momento em que se observa a metodologia da professora titular, o conteúdo que está sendo trabalhado e é o momento em que conhece a turma com a qual se trabalhará. A regência é o momento em que a estagiária aplica a continuidade do conteúdo ministrado até então pela professora titular. Para isso há a fase de preparação das aulas que serve para preparar o material e estudar a fundo o assunto a ser trabalhado com orientação do professor supervisor de estágio. Com base na observação e a pedido da professora da turma foi dada a continuidade ao conteúdo que a professora regente vinha ministrando. O assunto foi a Primeira Fase Modernista. Foram utilizados livros didáticos como base teórica. Os materiais usados foram textos xerocopiados e transparências. Foram realizadas leituras de textos sobre o conteúdo e exercícios em sala para que o conteúdo fosse praticado e internalizado. Por último foi realizada uma prova como exigência da escola de campo. O conteúdo utilizado foi: Conceito de Modernismo, momento histórico da fase modernista, a semana da Arte Moderna, reações da Imprensa, Autores e Obras da primeira fase do Modernismo, Revistas e Manifestos. Conclui-se que essa prática é fundamental para adquirir experiência de docência para o crescimento pessoal e profissional buscando conhecimentos e para desenvolver a relação afetiva de professora/estagiária e aluno.
Palavras-chave: Regência
Prática
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7772
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvana_Cristina_Rodrigues.pdf11.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.