EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7769
Tipo: Artigo
Título: NOVAS PERSPECTIVAS NO CLAREAMENTO DENTAL ATRAVÉS DA TÉCNICA CASEIRA: RELATO DE CASO CLINICO
Autor(es): KALUZ, Sheila Cristina
SOUZA, Sergio Moraes de
SENSI, Luis Guilherme
MARSON, Fabiano Carlos
Resumo: Os pacientes estão cada vez mais exigentes e a procura de uma melhor aparência, com isso a estética vem ganhando destaque cada vez maior na odontologia. A boa aparência dos dentes com um sorriso harmonioso que apresente dentes brancos e corretamente contornados não é apenas um fator atraente, e sim um fator determinante na estética facial, que contribui para o bem estar pessoal, elevando a auto-estima e, consequentemente favorecendo o convívio social. Dentes claros e livres de manchas deixam o sorriso muito mais atraente, conferindo um aspecto bem natural. A preocupação com a estética tem assumido um papel importante dentro da clientela odontológica. A crescente valorização da estética torna-se evidente, com isso surge a necessidade da Odontologia procurar recursos que obedeçam estes padrões, sem que sua filosofia de preservação da estrutura dental seja comprometida. O clareamento de dentes é utilizado há bastante tempo na Odontologia (ARZT, A.H .,1981, FASANARO, T.S. ,1992). Didaticamente é possível dividi-lo em clareamento de dentes não-vitais e vitais. Os vitais podem ser clareados com o clareamento dental caseiro ou pela técnica de consultório, na qual se utiliza peróxido de hidrogênio de 30-35% (BARATIERI, L.N. 1995, HAYWOOD, V.B. ,1992, . McEVOY, S.A.1989) ou peróxido de carbamida a 35% (BARATIERI, L.N, GOLDSTEIN, R.E. & GARBER, D.A.,1995). A técnica do clareamento caseiro com peróxido de carbamida foi introduzida na Odontologia em 1989 (HAYWOOD, V.B. 1991) e, desde então, vem tornando-se bastante popular (SMALL, B.W. 1992).A técnica mais utilizada para o clareamento de dentes vitais é a caseira, que é realizada pelo paciente e monitorada pelo cirurgião-dentista. Basicamente consiste na moldagem da arcada dentária para obtenção do modelo em gesso sobre o qual será confeccionada uma placa de silicone. Na placa é depositada a solução clareadora e acomodada nos dentes a serem clareados. O objetivo deste trabalho é demonstrar os procedimentos envolvendo a técnica caseira, através de casos clínicos, e explanar novas perspectivas do tratamento clareador.
Palavras-chave: Clareamento dental
Resistência adesica ao esmalte
Microcisalhamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7769
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila_Cristina_Kaluz.pdf12.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.