EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7763
Tipo: Artigo
Título: POLÍTICA E QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL (1954-1964)
Autor(es): CASTANHO, Sandra Maria
PRIORI, Angelo
Resumo: Esta comunicação tem por objetivo apresentar o projeto de Mestrado em desenvolvimento pelo programa em História Política da Universidade Estadual de Maringá, onde se discutirá a inclusão dos trabalhadores rurais no debate político no período de 1950 a 1960, bem como o debate sobre a legislação social trabalhista e sobre a Reforma Agrária que contribuíram para abrir caminhos profundos ao resgate da cidadania de uma grande parcela da população brasileira. Para isso, analisamos o discurso produzido pelo Terra Livre, o jornal servia como fonte de informação sobre os direitos dos trabalhadores rurais que passavam por uma conjuntura de intensa repressão em todo território brasileiro. A primeira edição do jornal Terra Livre foi publicada no dia 5 de maio de 1949. Considerado o primeiro jornal brasileiro a se dedicar ao cotidiano dos trabalhadores rurais, informava sobre direitos sociais, trabalhistas, organização sindical, além de vários temas ligados ao homem do campo. O jornal, de periodicidade quinzenal, foi editado até 1964 quando o golpe militar proibiu as suas atividades, inviabilizando a sua continuidade. No início o jornal estava sob a responsabilidade editorial do Partido Comunista Brasileiro, sendo que a partir de 1954, quando da fundação da União dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Brasil (ULTAB), o jornal passou a ser editado sob a sua responsabilidade. O periódico foi editado no período de 1954 – 1964, cada parte se dedicava a um público especifico, com assuntos que permeavam o campo da política, economia, cultura, entre outras atividades. Concluímos que os anos 50 e 60 foram marcados pela efervescente luta e organização dos trabalhadores rurais, esses movimentos contribuíram para a formação dos trabalhadores rurais enquanto “classe”, porque foi através desses e de seus órgãos de representação que o homem do campo conquistou um espaço maior no cenário social, contribuindo para promulgação do Estatuto do Trabalhador Rural em 1963.
Palavras-chave: Questão agrária
Legislação social trabalhista
Jornal terra livre
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7763
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra_Maria_Castanho.pdf11.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.