01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7744
Tipo: Artigo
Título: Diabetes na gestação de alto risco e desfechos perinatais: estudo caso controle
Autor(es): BACKES, Gabriela Medeiros
MARTIN, Amanda Tiemi Suziki
KALUCZ, Nicole
Resumo: Objetivou-se analisar o perfil e resultados perinatais de gestantes de alto risco com Diabetes como Condições Clínicas Pré-Existentes (CCPE) e Diabetes Gestacional (DG). Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de dados secundários de 3.445 gestantes de alto risco de um ambulatório de referência do estado do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados no período de novembro de 2016 a outubro de 2017. A variável independente foi a Diabetes como CCPE e DG. As variáveis dependentes foram as relacionadas ao recém-nascido: baixo peso ao nascer (< 2.500 g), baixo índice de Apgar no 1° e 5º minutos de vida (< 7), prematuridade (idade gestacional< 37 semanas), óbito fetal, óbito infantil e parto cesárea. Concluiu-se que os desfechos perinatais desfavoráveis na gestação de alto risco em gestantes com Diabetes como CCPE foram o baixo peso ao nascer (BPN) e o óbito infantil, enquanto para o DG foi o BPN, e o predomínio de cesariana para ambos os grupos.
Palavras-chave: Gravidez de Alto Risco
Complicações na Gravidez
Diabetes Mellitus
Diabetes Gestacional
Saúde Materno-Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: BACKES, Gabriela Medeiros; MARTIN, Amanda Tiemi Suziki; KALUCZ, Nicole. Diabetes na gestação de alto risco e desfechos perinatais: estudo caso controle. 4f. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7744
Data do documento: 17-Fev-2021
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BACKES, Gabriela Medeiros; MARTIN, Amanda Tiemi Suziki.pdf262.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.