Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7720
Tipo: | Artigo |
Título: | APLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Autor(es): | RIGOBELLO, Rosana Cristina |
Resumo: | O Estágio Supervisionado do curso de Letras tem como objetivo fazer com que o aluno participe e vivencie a realidade dentro de uma sala de aula. O estagiário cumpre o seu estágio parcial dentro de um campo experimental que deverá completar a carga horária de 100 h/a, sendo 10 h/a de observação, 10 h/a de regência e as demais subdivididas em planejamento e relatório. Também houve participação em micro-aulas aplicadas aos colegas de estágio do curso de Letras do Cesumar, no horário das reuniões de estágio, que aconteciam todas as quintas-feiras, com a presença da orientadora de estágio, onde, antes da regência, a estagiária simulava todas as etapas que seriam realizadas em regência no 1o ano do ensino médio e público, perfazendo um total de 2 h/a. Todo material aplicado foi corrigido anteriormente pela orientadora do Estágio Supervisionado. Esses exercícios foram previamente definidos conforme o conteúdo ministrado pela professora da turma, durante a semana, e antecipadamente preparados pelas estagiárias a fim de elaborarem métodos que levassem os alunos à leitura e análise de texto. O Estágio Supervisionado foi desenvolvido de forma parcial no ensino médio público, onde a estagiária pôde vivenciar a realidade de sua futura profissão. Utilizou-se como foco de ensino o estilo de época conhecido como Classicismo. Utilizou, também, em suas aulas o conteúdo de linguagem verbal e não-verbal, através de uma pintura sobre o estilo de época aplicado. Também foram aplicadas teorias sobre autores da época, bem como o aspecto histórico. Foi utilizado, ainda, como fonte de apoio para a realização e elaboração do relatório parcial os Parâmetros Curriculares de ensino médio e o Plano Político e Pedagógico da escola campo de estágio, buscando o embasamento teórico para o planejamento e para a regência em sala de aula. Conclui-se que tanto a observação quanto a regência foi de extrema importância para que se vivenciasse a realidade dentro de uma sala de aula, fazendo com que a estagiária aperfeiçoasse suas habilidade como futuro profissional da área. |
Palavras-chave: | Estágio Vivência Aperfeiçoamento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7720 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rosana_cristina_rigobello.pdf | 11.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.