01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECÂNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7701
Tipo: Artigo
Título: Gestão da qualidade e inteligência competitiva: uma combinação estratégica para elevar o nível de qualidade em todos os setores da organização
Autor(es): RODRIGUES, Vitor Pinheiro
Primeiro Orientador: THOMAZ, Darcy Pedro
metadata.dc.contributor.referee1: THOMAZ, Darcy Pedro
metadata.dc.contributor.referee2: RODRIGUES, Anderson
metadata.dc.contributor.referee3: CALDERARO, Fernando Pereira
Resumo: Diante de um mercado progressivamente mais competitivo devido à globalização, evolução das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação, mudanças na cultura e nos hábitos da sociedade moderna, entre outros aspectos relacionados às demandas e necessidades do mercado, é de elevada importância que os gestores monitorem tal dinâmica social e mercadológico, mediante estratégias competitivas, baseadas no ambiente interno e externo da empresa. Nesse ínterim, o nexo da gestão da qualidade com a inteligência competitiva passa a ser uma poderosa ferramenta competitiva às corporações diante do mercado. A inteligência competitiva pode ser traduzida como a série de metodologias implantadas mediante dispositivos de softwares, que trabalham para possibilitar os processos decisórios serem eficientes, apesar das circunstâncias atribuladas. Averiguando-se essa conjuntura, ressalta-se o seguinte problema de pesquisa: quais são as principais influências da gestão da qualidade e da inteligência competitiva para o aumento de eficiência no processo de tomada de decisão das organizações? Referente ao objetivo geral, aferiram-se as principais características sobre a gestão da qualidade e inteligência competitiva. Os objetivos específicos desse estudo são: descrição de aspectos conceituais e mercadológicos sobre inteligência competitiva; caracterização de questões relevantes sobre gestão da qualidade; análise sobre as vantagens da combinação entre gestão da qualidade e inteligência competitiva para o aumento de eficiência organizacional. Esse estudo foi realizado por meio da metodologia de revisão bibliográfica narrativa (revisão de literatura), baseando-se em obras literárias, em artigos publicados em periódicos offline e também em artigos online reconhecidos no meio científico, onde buscou-se a verificação das principais influências da gestão da qualidade e da inteligência competitiva para o aumento de eficiência no processo de tomada de decisão das organizações.
Abstract: Faced with a progressively more competitive market due to globalization, the evolution of ICTs - Information and Communication Technologies, changes in the culture and habits of modern society, among other aspects related to the demands and needs of the market, it is of great importance that managers monitor such social and market dynamics, through competitive strategies, based on the company's internal and external environment. Meanwhile, the connection between quality management and competitive intelligence becomes a powerful competitive tool for corporations in the market. Competitive intelligence can be translated as the series of methodologies implemented through software devices, which work to enable decision-making processes to be efficient, despite the difficult circumstances. When investigating this situation, the following research problem is highlighted: what are the main influences of quality management and competitive intelligence for increasing efficiency in the decision-making process of organizations? Regarding the general objective, the main characteristics of quality management and competitive intelligence were assessed. The specific objectives of this study are: description of conceptual and market aspects about competitive intelligence; characterization of relevant quality management issues; analysis of the advantages of combining quality management and competitive intelligence to increase organizational efficiency. This study was carried out using the narrative bibliographic review methodology (literature review), based on literary works, on articles published in offline journals and also on online articles recognized in the scientific community, where the main influences were sought to verify from quality management and competitive intelligence to increasing efficiency in the decision-making process of organizations.
Palavras-chave: Estratégia Competitiva
Gestão da Qualidade
Inteligência Competitiva
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: RODRIGUES, Vitor Pinheiro. Gestão da qualidade e inteligência competitiva: uma combinação estratégica para elevar o nível de qualidade em todos os setores da organização. 28f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7701
Data do documento: 17-Fev-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES, Vitor Pinheiro.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Cesumar - Unicesumar como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica, sob a orientação do, Mestre. Darcy Pedro Thomaz.354.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.