EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7662
Tipo: Artigo de Evento
Título: MENINGITE BACTERIANA: ASPECTOS GERAIS
Autor(es): SILVA, Priscila Aparecida da
ONO, Fernanda Kiyoko
GONÇALVES, Ana Paula Cazangi
OLIVEIRA, Maislian de
Resumo: A meningite é a infecção das meninges, que possui como principal agente etiológico a Neisseria meningitidis, sendo seguida pela Mycobacterium tuberculosis e o Haemophilus influenzae do tipo B (HIB), como agentes de grande importância epidemiológica. Com isso, este trabalho tem como objetivo desenvolver um levantamento bibliográfico sobre a menigite bacteriana, descrevendo de maneira breve e clara o modo de transmissão, agentes etiológicos, características epidemiológicas, forma de diagnóstico e tratamento desta doença. A N. meningitidis pode provocar infecção tanto endêmica quanto epidêmica, o microorganismo é considerado um patógeno respiratório, cuja transmissão é, mais provavelmente, por via aérea, portanto, os elevados índices observados nos países em desenvolvimento são devidos, em parte à pobreza, decorrendo da aglomeração, condições sanitárias precárias e desnutrição; existindo ainda várias síndromes diferentes de infecção meningocócica, para cada cepa do microorganismo em questão. Os aspectos clínicos relevantes à manifestação da doença em crianças maiores e adultos são a presença de febre, cefaléia intensa, náuseas, vômitos, e rigidez na nuca. Os sintomas que crianças de oito até nove meses de idade apresentam são febre, irritabilidade ou agitação, recusa alimentar acompanhada ou não de vômitos e convulsões. É utilizado para o diagnóstico laboratorial o líquido Cefalorraquidiano (LCR), e o tratamento consiste na administração de antibiótico de acordo com a faixa etária, dados clínicos e epidemiológicos. Para a proteção contra a meningite por HIB, existe uma vacina que apresenta altos níveis de eficácia quando aplicada nas doses recomendadas, não estando ainda incluída na rotina de vacinação. Portanto, conclui-se, que o desenvolvimento de trabalhos como este de revisão bibliográfica, são de suma importância para o desenvolvimento de medidas que venham a conscientizar a população sobre o assunto, contribuindo para a melhora da saúde e qualidade de vida das mesmas.
Palavras-chave: Meningite
Agentes etiológicos
Características epidemiológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7662
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscila_aparecida_da_silva.pdf12.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.