EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7648
Tipo: Artigo de Evento
Título: PADRONIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS DO HORTO DIDÁTICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Autor(es): OLIVEIRA, Viviane Fátima de Oliveira
PATRONI, Sandra Magda Sanches
MIZOGUCHI, Sonia Maria Hiromi Nakagawa Mizoguchi
KOSEKI, Aline Lie Koseki
Resumo: A história nos mostra que há séculos o homem têm procurado alternativas para eliminar seus males físicos. A partir da década de 70 começou a questionar uma nova definição do que seria saúde, aumentando consequentemente a conscientização da importância da natureza no equilíbrio do homem. O tratamento com plantas medicinais exige muita persistência e confiança e está havendo uma grande procura por essa modalidade terapêutica. O Brasil é um país com uma rica flora e tem servido como campo de coleta de plantas para estudos em muitas nações com tecnologia avançada. Para iniciar uma horta medicinal, precisamos selecionar as espécies e identificar corretamente as plantas. O Horto didático do CESUMAR foi implantado em 2002 com o plantio de algumas espécies mais conhecidas, e desde então, o horto aumentou em variedade de plantas. O objetivo deste trabalho é identificar as mais de 60 espécies presentes no horto, bem como confeccionar as placas de identificação, folders informativos e um manual com as fotos e todas as informações necessárias de cada espécie cultivada no horto didático, que ficará disponível para eventuais consultas por visitantes, alunos e acadêmicos do CESUMAR, que utilizam plantas medicinais para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, extensão e trabalhos de conclusão de curso. Para a identificação das espécies, foi feito um levantamento bibliográfico e a partir destas informações foram montados os modelos das placas de identificação e após foram feitas todas as placas e fixadas nos canteiros com cimento. O manual e o folder informativo foram confeccionados com informações, obtidas nas Revisões Bibliográficas. As placas obtidas e o manual foram de grande importância para proporcionar uma identificação precisa para acadêmicos, visitantes e alunos em geral, e os folders informativos que além da sua principal função, vão estar divulgando o Horto do CESUMAR Com este projeto de extensão conseguimos alcançar nossos objetivos, tornando o acesso à informação sobre os fitoterápicos, mais rápida e segura. O Horto do CESUMAR, hoje abriga mais de 70 espécies cultivadas, além de plantas experimentais e alguns condimentos, atendendo à necessidade dos acadêmicos de Ciências Biológicas, Farmácia e Gastronomia, principalmente.
Palavras-chave: Identificação
Plantas medicinais
Horto didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7648
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane_Fatima_de_Oliveira.pdf12.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.