EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7595
Tipo: Artigo
Título: VIABILIDADE DO USO DE SÊMEN DE BAIXO VALOR COMERCIAL PARA ROTINAS DE CONTROLE INTERNO DE LABORATÓRIO DE FECUNDAÇÃO IN VITRO BOVINA (FIV)
Autor(es): SPARENBERG, Pamella Christina Perico
EMANUELLI, Isabela Picada
PAIVA NETO, Ernesto de
Resumo: Ao se estabelecer uma rotina de controle interno de um laboratório de produção in vitro, um dos quesitos levado em consideração é o sêmen a ser utilizado. Para isso é necessário que o sêmen possua um baixo custo comercial, bem como, responda adequadamente as taxas de fertilização dos oócitos e conseqüentemente as taxas de desenvolvimento embrionário. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de testar a utilização de sêmen de baixo valor comercial nas rotinas de fecundação in vitro. Para isso foi utilizado o sêmen congelado de um touro nelore mocho submetido a analise previa visando observar a motilidade, vigor e o teste de termo resistência. Em seguida, o sêmen foi utilizado em 4 rotinas de fecundação in vitro de 99 oócitos puncionados de ovários de vacas de abatedouro. Os oócitos foram selecionados e maturados em meio TCM 199 suplementado com 10% de soro fetal bovino. Após 24h os oócitos foram fecundados in vitro em meio Fert-TALP por 18h. O sêmen foi previamente submetido ao método ‘‘gradiente de Percoll’’ que separa a fração dos espermatozóides viáveis. Os zigotos foram cultivados em meio SOF em estufa a 38oC, 5% CO2 em ar. A avaliação do desenvolvimento embrionário in vitro foi realizada ate o 9o dia pós-fecundação. Na analise do sêmen foi observado baixa qualidade no teste de termo resistência, com motilidade de; 0h – 70%, 1h – 30%, 2h – 15%, 3h – 0% (espermatozóides mortos). Entretanto as taxas de clivagem (73,5%), blastocistos (28%) e eclosão (68%) foram satisfatórias para a época do ano que foi de estiagem. O percentual de blastocistos em processo de degeneração foi de 8,5%. Tendo em vistas esses resultados podemos concluir que é possível a utilização de sêmen de baixa qualidade e de baixo valor comercial nas rotinas de controle interno de um laboratório de FIV, mediante a rotina previa e ao uso de um método de separação seletiva (espermatozóides viáveis), como o gradiente de Percoll.
Palavras-chave: Oocito bovino
Semen
Fecundação in vitro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7595
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pamella_christina_perico_sparenberg.pdf11.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.