EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7586
Tipo: Artigo
Título: VOLVER: PROGRAMA UFSM DE EX-ALUNOS
Autor(es): PIENIZ, Mônica
CASAROLI, Lutiana
SALBEGO, Juliana Zanini
FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan
FARRET, Isaías Salin
Resumo: O VOLVER é uma programa de comunicação para ex-lunos da Unversidade Federal de Santa Maria (UFSM) e conta hoje com uma Assessoria de Comunicação Integrada formada por acadêmicos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação da mesma instituição. A sede do programa é no Gabinete do Reitor, e o funcionamento obtêm-se por meio do cadastro virtual dos egressos pelo site do VOLVER. O objetivo desse programa é estreitar os laços de comunicação com os egressos de forma a mantê-los próximos da universidade que os formou. As ações realizadas pelo VOLVER envolvem a comunicação via e-mail, já que há uma dispersão territorial após o egresso; o incentivo ao retorno desses ex-aliunos à UFSM a fim de proporcionar eventos para que esses possam colaborar com a formação dos atuais acadêmicos; o apoio a reencontros de turmas, servindo como elo de comunicação entre os envolvidos; a organização de um concurso de crônicas que é bianual e encontra-se em 2005 na sua terceira edição, o qual visa resgatar, reunir e registrar a história informal da instituição por meio das crônicas enviadas pelos egressos sobre a época em que estavam obtendo a sua formação acadêmica. O programa está em desenvolvimento e é uma ferramenta para a comunicação institucional. Os valores de coletividade, afetividade, responsabilidade social, educação contunuada, sociabilidade são alguns dos valores trabalhados e prezados pelo VOLVER, já que o objetivo da UFSM é formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a comunidade em que estão inseridos. Assim o programa está alcançando a sua maturidade e cumprindo a sua missão de forma a solidificar e manter a boa imagem da instituição perante os ex-alunos, os atuais alunos, os futuros alunos e a comunidade em geral, pois tem essa preocupação com a formação humana e cidadã das pessoas que passarem por esta universidade pública, gratuita e de qualidade.
Palavras-chave: Comunicação institucional
Ex-alunos
Manutenção de laços
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7586
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monica_pieniz2.pdf11.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.