EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7585
Tipo: Artigo
Título: PROJETO "CULTURA TÁ NA MESA"
Autor(es): PIENIZ, Mônica
FREITAS, Rui
ZALAMENA, Janice
CARDOSO, Carine Tavares
LUBECK, Elisa
Resumo: A idéia de projeto surgiu com a Assessoria de Relações Públicas, a equipe de Nutrição e a Direção do Restaurante Universitário (RU) - que é um órgão ligado à Pró-Reitoria de Assuntos estudantis (PRAE) - com o objetivo de dinamizar o processo de comunicação da organização com seus públicos. O "Cultura tá na mesa" é um projeto que muda a rotina do RU homenageando a cultura de um povo. Ocorrem duas edições por semestre e cada uma envolve a escolha de um cardápio típico viável, conforme o orçamento diário do RU; o treinamento dos funcionários para o preparo desse almoço típico; o contatao com entidades culturais apioadoras do evento que não cobrem por isso; e a oferta de uma apresentação artística que demonstre a cultura trabalhada. Por ordem cronológica a primeira edição foi a cultura libanesa, a segunda a alemã, ambas no segundo semestre de 2004. Em 2005 as etnias trabalhadas foram a italiana e a chinesa. Essa experiência foi de grande utilidade para os acadêmicos de Relações Púlicas envolvidos, já que exigiu a prática do planejamento de comunicação, da organização de evento, do monitoramento de imagem, da pesquisa de opinião e da avaliação, com base na teoria de KUNSCH (2003). O processo de planejamento, divulgação e avaliação do evento corresponde às práticas de Relações Públicas em uma assessoria de comunicação organizacional. O resultado do projeto é satisfatório já que a cobertura dada pela mídia local propiciou uma boa imagem do RU, o que solidificou a credibilidade da Assessoria perante a imprensa. A pesquisa de opinião com os usuários realizada na primeira edição do evento demonstrou a boa repercussão do projeto diante da boa aceitação dos usuários, inclusive as sugestões culturais foram aceitas pela direção e deram base para a realização das demais edições. Assim, os resultados detectados permitem a continuação do projeto, já que o ambiente universitário é propício e exige manifestações e reflexões culturais. O projeto "Cultura tá na mesa", então, proporcionou aos seus usuários a experimentação de pratos típicos e o acompanhamento de um momento cultural correspondente, tudo a um custo financeiro acessível e de rotina aos universitários. A imagem do RU é positiva e o espaço de comunicação com seus públicos é dinâmico.
Palavras-chave: Assessoria de relações pública
Pratos típicos
Manifestações artísticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7585
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monica_pieniz.pdf12.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.