EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7566
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO MACROSCÓPICO DE UM CASO DE MIOSITE OSSIFICANTE EM ESQUELETO HUMANO
Autor(es): NARIMATSU, Milton Minoru
NAKAGAWA, Priscila
FONZAR, Vanessa Desie
Resumo: Miosite ossifante é caracterizada por calcificação e ossificação heterotópica, não neoplásica em tecidos moles. Manifesta-se geralmente em adolescentes atléticos e adultos jovens. Em geral, relaciona-se com traumatismo local, embora ocorra na ausência deste, sendo que em condições traumáticas envolve músculo, tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e periósteo subjacente. Estudos recentes mostram a existência de uma célula indiferenciada conhecida como célula precursora osteogênica indutível, que, após estímulo por trauma, pode diferenciar-se em osteoblasto ativo. Estas células retêm uma relação estreita com os capilares e reagem a estímulos indutivos com proliferação, resultando em células-filhas que são capazes de se diferenciar diretamente em osteoblastos. As células osteoprecursoras indutíveis são encontradas fora do osso. Estas células semelhantes a fibroblastos são comuns no tecido fibroso subcutâneo e músculos esqueléticos. Elas respondem à presença de certos princípios osteoindutivos com formação óssea heterotópica. A evidência radiológica de formação óssea é vista, na maioria das vezes, 3 a 4 semanas após a lesão inicial, mas o mecanismo preciso pelo qual o trauma ativa a célula primordial permanece desconhecido. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de uma peça anatômica do laboratório de anatomia humana do CESUMAR. Para sua realização foram utilizadas duas costelas de um esqueleto adulto humano que apresentavam-se parcialmente fundidas. O material foi submetido à análise macroscópica para obtenção de dados morfométricos. Neste estudo de caso observou-se a calcificação do espaço intercostal entre a 1a e a 2a costelas do antímero esquerdo, com 7 cm de comprimento e 2 mm de espessura, interligando o terço médio das referidas costelas. Após a análise da peça anatômica, pelas constatações apresentadas, conclui-se que se trata de um caso de miosite ossificante traumática (circunscrita), com implicações funcionais na dinâmica da caixa torácica durante os movimentos respiratórios dificultando assim a expansibilidade torácica e ventilação pulmonar.
Palavras-chave: Miosite ossificante
Traumatismo
Implicações funcionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7566
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
milton_minoru_narimatsu.pdf12.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.