EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7546
Tipo: Artigo
Título: CRIAÇÃO DE PÁGINAS DINÂMICAS EM WAP
Autor(es): SILVA, Marta Prestes da
CORDENONZI, Walkiria
SOARES, Karlise
SILVA, Ronan Fabio Silva da
FONTANIVE, Ivan Patrick
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a implementação de um sistema de páginas dinâmicas (Portal WAP), utilizando-se a tecnologia WAP (Wireless Application Protocol) que busca disponibilizar conteúdo de internet para dispositivos de comunicação móvel como celulares e palmtops. Essa tecnologia será utilizada pelos acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do Centro Universitário Franciscano, que acessarão as informações referentes aos seus cursos e às disciplinas onde encontram-se matriculados. Também caracteriza-se por trabalhar com maioria das redes wireless existentes, tais como TDMA, CDMA, GSM, PDC e PHS. A viabilidade de tal aplicação foi possível através de ferramentas como o sistema de gerenciamento de bancos de dados relacional MySQL, que caracteriza-se pela estabilidade e agilidade. É um dos SGBDs (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) que possui interface com várias linguagens de programação como, PHP, JAVA, C/C++ e outros, e uma portabilidade ampla, ou seja existem versões para os mais diversos sistemas operacionais. Também foi utilizado o servidor web Apache que proporciona uma boa conexão e segurança. Ainda possui como recursos, estabilidade, performance, suporta vários domínios virtuais ao mesmo tempo, criptografias, certificados digitais , controle de acesso e redirecionamento. Outra ferramenta utilizada foi a linguagem de script PHP que tem como características o fácil aprendizado, controle sobre o uso de memória, bibliotecas prontas, grande quantidade de módulos e respeita as permissões do sistema de arquivos. A metodologia caracteriza-se por um embasamento teórico através da literatura e na prática fez-se a codificação através das referidas ferramentas. O teste prático foi realizado por um simulador M3Gate. Como resultado do trabalho conclui-se que o objetivo principal foi alcançado através da implementação do referido sistema, onde testes comprovaram a eficiência do Portal WAP.
Palavras-chave: Tecnologia wap
Páginas dinâmicas
Linguagem wml
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7546
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marta_prestes_da_silva.pdf12.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.