EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMICHELAZZO, Mariana de Mello Zanim-
dc.creatorHEADLEY, Selwyn Arlington-
dc.date.accessioned2021-02-16T11:43:42Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-16T11:43:42Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.otherPresencialpt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7532-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEuritrematosept_BR
dc.subjectBovinospt_BR
dc.subjectPatologiapt_BR
dc.titleCARACTERIZAÇÃO DOS PADRÕES HISTOPATOLÓGICOS INDUZIDOS POR EURYTREMA SPP EM BOVINOS NATURALMENTE INFETADOSpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA euritrematose bovina é causada por trematódeos (Eurytrema coelomaticum e E. pancreticum) que parasitam os ductos pancreáticos de ruminantes e alguns animais domésticos. Macroscopicamente, observa-se emagrecimento progressivo e outras alterações grosseiras não são freqüentes; microscopicamente apresenta fibrose pancreática periductal e intersticial, além de obstrução dos ductos pancreáticos por formas intralesionais do trematódeo. Este trabalho de iniciação científica visa caracterizar as alterações histopatológicas encontradas em bovinos parasitados por Eurytrema sp. Duas amostras de cada pâncreas de 117 bovinos abatidos foram coletadas, fixadas em solução de formalina a 10% e processadas para avaliação histopatológica de rotina. Cada amostra foi avaliada histologicamente e classificada em cinco grupos pré-determinados baseados na resposta induzida pelo parasito. Grupo 1: pâncreas, sem alterações. Grupo 2: alterações proliferativas iniciais, caracterizadas por proliferação acentuada das células epiteliais dos ductos pancreáticos com processo inflamatório discreto com discreta fibrose periductal e fibrose intersticial. Grupo 3: alterações proliferativas acentuadas, evidenciadas por moderada obstrução e/ou ruptura dos ductos pancreáticos, acentuada fibrose periductal e resposta inflamatória com pancreatite intersticial moderada com focos discretos de infiltração gordurosa. Grupo 4: pancreatite intersticial multifocal crônica, caracterizada por acentuada obstrução e ruptura dos ductos pancreáticos, acentuada fibrose periductal e resposta inflamatória com pancreatite intersticial severa e focos moderados de infiltração gordurosa. Grupo 5: pancreatite intersticial difusa crônica, identificada como severa obstrução e ruptura dos ductos pancreáticos com pancreatite intersticial crônica focalmente extensa ou difusa com marcada infiltração gordurosa e calcificação distrófica. As alterações observadas nos Grupos 2 (31,62%;37/117) e 4 (21,37%; 25/117) foram as mais freqüentes, seguidas pelas alterações observadas nos Grupos 3 (17,95%; 21/117) e 5 (17,09%; 20/117); os casos com pâncreas normais (Grupo 1) foram os menos freqüentes (11,97%; 14/117). Estes resultados sugerem que as principais alterações histológicas associadas à infestação pancreática por Eurytrema sp provavelmente sejam as do Grupo 2, e que as alterações proliferativas e a pancreatite intersticial crônica observada neste estudo provavelmente sejam as lesões mais frequentemente relacionadas a bovinos naturalmente parasitados por Eurytrema sp. Adicionalmente, foi constatado que as Ilhotas de Langerhans foram preservadas em todos os tipos de alteração examinados (mesmo nos casos de alterações graves), indicando que na euritrematose bovina a função pancreática endócrina (produção de insulina) não está alterada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_de_mello_zanim_michelazzo.pdf12.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.