EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos-
dc.date.accessioned2021-02-15T12:03:08Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-15T12:03:08Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.otherPresencialpt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7463-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectMaterial reciclávelpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleUSO DE MATERIAL RECICLÁVEL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICApt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca em sua raiz despertar o lúdico, utilizando-o como metodologia de trabalho, traz a concepção que o aluno é o responsável pelo seu conhecimento, utilizando o criar, o brincar como um instrumento de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo. O presente resumo relata uma experiência prática de aula, utilizando material reciclável como recurso pedagógico na disciplina de Educação Física. Este trabalho desenvolveu-se em uma escola estadual do município de Londrina - PR, no ano de 2004 com alunos da 1a e 4a série do Ensino Fundamental. Foi proposta a elaboração de um livro, contendo brinquedos, desenhos e regras que seriam confeccionados por eles, utilizando materiais descartáveis (reciclável). Após uma aula sobre o que seria lixo, sobre a conscientização da importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido por nós, criação do hábito da seletividade do lixo e desenvolvimento do espírito de cidadania e solidariedade (em virtude dos catadores de papel), foi solicitado aos alunos que trouxessem estes materiais considerados descartáveis e recicláveis. Cada aluno elaborou a capa do livro, que seria exposto em sala de aula e realizado uma votação para a escolha da capa. Cada página do livro deveria conter: o nome do brinquedo confeccionado, um desenho e as regras para se jogar ou brincar com o mesmo. Após a votação, iniciou-se a confecção dos brinquedos, a partir do imaginário, da criatividade dos alunos, assim como alguns exemplos de brinquedos foram apresentados pelo professor. Quando do término de cada brinquedo, os alunos dirigiam-se ao pátio da escola para poderem brincar ou jogar com os mesmos, assim como a troca de brinquedos entre os alunos. Cada página do livro foi analisada pelo professor regente de sala, onde o mesmo acompanhou as dificuldades de escrita, de linguagem de cada aluno. Os professores relataram que pôde observar nas crianças uma maior afetividade, assim como sociabilização na troca de materiais, lápis e borracha, um maior interesse e concentração nas aulas. Após o término do livro o mesmo foi apresentado a toda comunidade escolar na Feira de Ciências do colégio, onde os pais puderam relatar sobre os brinquedos que foram levados pelos seus filhos, sua euforia, alegria em brincar e mostrar aos amigos e vizinhos. O livro foi doado a biblioteca do colégio como fonte de informações sobre brinquedos e regras, juntamente com acervo fotográfico das aulas e o projeto desenvolvido. Conclui-se que a utilização de material reciclável na construção de brinquedos contribui para o desenvolvimento infantil, relacionamentos e aprendizado, sendo viável como metodologia de trabalho nas séries iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luiz_claudio_dos_santos_cortez3.pdf12.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.