EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457
Tipo: Artigo
Título: INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
Autor(es): IRIYODA, Luciane dos Santos
Resumo: O professor de literatura de ensino fundamental geralmente não trabalha escolas literárias com o aluno, porque esse conteúdo faz parte do ensino médio, mas é importante que na oitava série ele tome conhecimento que esta “divisão” literária existe. Logo, o objetivo deste trabalho é mostrar como a leitura do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf (Ática) pode auxiliar o professor na introdução ao estudo da cronologia dos períodos literários brasileiros. A leitura do livro foi feita com alunos das oitavas séries do ensino fundamental no início do primeiro bimestre, pois assim o livro poderá servir de exemplo nas aulas do professor até o último mês de aula daquele ano letivo. O Vampiro que Descobriu o Brasil é a história de um português chamado Antônio, dono de um estabelecimento que vende bacalhau e vinhos. Esse foi mordido por um vampiro chamado Velho, lhe dando o direito da mortalidade e condenando Antonio a viver sem muitos prazeres humanos, como o da gula. Velho vem para o Brasil junto com a esquadra de Cabral e Antonio o acompanha com o objetivo de matar Velho e tornar-se humano novamente. Na corrida atrás do vampiro, Antonio participou ao longo dos séculos, dos grandes acontecimentos históricos (desde a colonização até os dias atuais), tudo na tentativa de recuperar sua mortalidade. A partir dessa viagem de 500 anos, pode-se localizar implicitamente cada um dos períodos literários brasileiros. Como conclusão, verificou-se que ao longo ano letivo, a cada livro, conto ou poema dos mais variados autores, adotado para a oitava série, relembramos fatos do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil e traçamos um paralelo com o período literário e a leitura em questão. Isso contribui para que o aluno tenha uma melhor visualização do título que está lendo, inserido-o em determinado período literário.
Palavras-chave: Introdução
Escolas
Literárias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciane_dos_santos_iriyoda.pdf11.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.