EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7456
Tipo: Artigo
Título: RODÍZIO NA APLICAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): IRIYODA, Luciane dos Santos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar como o rodízio de livros para-didáticos vem auxiliar os alunos do ensino fundamental da escola privada. Em algumas escolas a disciplina de Literatura já aparece sozinha desvinculada da padronizada Língua Portuguesa, geralmente ministrada por apenas um professor e que distribui as aulas em Redação, Gramática e Leitura (literatura). Quando esta última é trabalhada separadamente (por apenas um professor) o trabalho torna-se mais completo e, conseqüentemente, exige-se do aluno um maior número de obras a serem lidas no decorrer de um bimestre. Os sebos e as bibliotecas em geral são recursos que podem ser mencionados pelo professor junto aos alunos em sala de aula. Mas quem prefere comprar o livro, poderá participar de um sistema de rodízio. Aplicado com séries de 5a a 8a quando o professor pede mais de um livro durante o bimestre, os alunos se dividem em grupos (número de alunos será o mesmo do de livros aplicados), depois elabora-se uma tabela com nome do aluno, livro adquirido por ele e possíveis datas de troca, tudo tutelado pelo professor da disciplina combinando datas e prazos para que a leitura seja cumprida. Conclui-se que o adolescente tem o compromisso, comprometimento e respeito pela troca da obra já que não depende somente dele estar com seu livro e lê-lo quando “bem entender”, existe um prazo de leitura que se ele atrasar prejudica seu amigo de troca (rodízio). A valorização do livro enquanto objeto de estudo também é importante e pode ser trabalhada pelo professor, pois somente adquirir um título e arquivá-lo em uma prateleira não será de muita valia, mas emprestá-lo, manuseá-lo, fazer trocas de obras, mesmo que involuntariamente, pode aproximar o adolescente da leitura.
Palavras-chave: Livros
Rodízio
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7456
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciane_dos_santos_iriyoda3.pdf11.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.