EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Luciane Cristina Gonçalves-
dc.creatorRODRIGUES, Elaine-
dc.creatorNEVES, Fátima Maria-
dc.date.accessioned2021-02-15T11:44:36Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-15T11:44:36Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.otherPresencialpt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7454-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectCampos disciplinarespt_BR
dc.titleINVESTIGANDO A HISTÓRIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UEM (1973-2003)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta apresentação é expor o desenvolvimento do trabalho de Iniciação Científica, intitulado: IDENTIFICAÇÃO, SELEÇÃO E ANÁLISE DOS PROGRAMAS E EMENTAS DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEM (1973-2003), (Processo no 2287/2005), desenvolvido no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, no período de 03/2005 a 02/2006. O referido trabalho de Iniciação Cientifica, fomenta o primeiro eixo do Projeto de estudos e de pesquisas sobre a HISTÓRIA DOS CAMPOS DISCIPLINARES: investigações em torno da pesquisa e do ensino em História da Educação e Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia da UEM (1973/2003), (Processo No 1848/2004), cadastrado no CNPq, como GEPECADIS. Os objetivos estabelecidos para serem desenvolvidos, no Projeto de Iniciação Científica, são os de coligir dados e reunir elementos para organizar a construção da história da disciplina História da Educação, no espaço institucional da Universidade Estadual de Maringá, a fim de verificar sua importância na formação dos futuros profissionais da educação. A metodologia prevista é a de investigar documentos que contenham informações referentes aos conteúdos que estiveram presentes na estrutura curricular da disciplina História da Educação, tais como as ementas, os programas, os objetivos e as bibliografias que estiveram presentes no ensino da História da Educação, no curso de Pedagogia, desde sua fundação até o ano de 2003. Os primeiros resultados obtidos destacam a manutenção e a continuidade de determinados conteúdos programáticos ao longo dos 30 anos do Curso de Pedagogia e, principalmente, a importância da formação dos primeiros quadros de docentes responsáveis pela disciplina de História da Educação, no formato que ela adquiriu.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciane_cristina_goncalves_ribeiro.pdf11.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.