EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7443
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE PELO PREPARO DOS ELEMENTOS FINITOS, DA RELAÇÃO ENTRE O PREPARO DENTAL E A DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES EM DENTES RESTAURADOS COM FACETAS LAMINADAS DE PORCELANAS
Autor(es): NISHIMORI, Lísia Emi
GRANDO, Juliana
TORMENA, Mariana
BELOTI, Adriana Marcia
ALMILHATTI, Hercules Jorge
Resumo: Os avanços tecnológicos dos materiais restauradores associados a busca da estética pelos dentes anteriores tem possibilitado o emprego facetas laminadas para solução dentarias como: alteração de cor, forma, textura e entre outros. A relação entre o tipo de término incisal no preparo dental e a distribuição de tensões nos dentes restaurados com facetas laminadas de porcelana foi avaliado neste trabalho por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF). Foram criados modelos bi-dimensionais representativos de uma secção transversal do incisivo central superior hígido e restaurados a partir dos seguintes preparos dentais: sem redução incisal, com redução incisal, com redução incisal e chanfrado palatino em 45o e overlap. Todos os dentes receberam uma faceta de porcelana sendo comparado com o dente hígido. Uma carga de 100N foi aplicada em quatro pontos do terço incisal na face palatina. Os estágios de pré-processamento, processamento e pós-processamento foram executados e os valores de tensão de von Mises e Sy determinados. Na presença da aplicação da força funcional, todos os preparos dentais promoveram alta tensão de compressão na região cervical vestibular e tração na cervical palatina; no interior da faceta e ao longo da interface faceta/dentina foi encontrada uma alta concentração de tensões. O preparo de overlap com longo chanfrado estendido para a concavidade palatina foi desfavorável devido a uma extensão com espessura insuficiente da cerâmica numa área de alta tensão de tração. Dentre os diferentes preparos dentais para a borda incisal somente o preparo sem redução incisal sofreu influencia na distribuição de tensões.
Palavras-chave: Tração
Facetas
Porcelanas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7443
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lisia_emi_nishimori2.pdf11.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.