01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7354
Tipo: Artigo
Título: Análise do gerenciamento de espaço urbano para sepultamentos
Autor(es): HOSHINO, Marcel Hisami
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Claudio de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: RODRIGUES, Cláudio de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: YAMAGUCHI, Natália Ueda
metadata.dc.contributor.referee3: COSTA, André Ribeiro da
Resumo: Este artigo teve por intuito discutir sobre as concepções científicas que discorrem a respeito do crescimento populacional e da falta de espaço que impactam na relação dos vivos com os já falecidos, visando a capacidade de uso do espaço urbano destinado aos falecidos. Nos últimos anos tem se percebido uma tendência a verticalização de moradias, e com as necrópoles, conhecidas como cemitérios, não será diferente. Com hipóteses de que a verticalização se demonstra uma opção cada vez mais próxima, assim como o aumento do uso da cremação, diante do cenário atual dos sistemas de sepultamentos. Foi realizada a pesquisa com levantamento bibliográfico de artigos relevantes, que analisam os desafios causados pelos cemitérios horizontais, como a falta de espaço para a população e contaminações, que corroboram com temáticas ambientais e sanitárias. Se faz relevante a concepção que os cemitérios se tratam de um espaço com uso específico e temática delicada, pois se trata da memória daqueles que já não estão mais em vida, levando em conta como a sociedade encara a morte. Dessa forma a investigação vem a demonstrar possibilidade de equilibrar as necessidades ambientais e urbanas.
Abstract: This article aimed to discuss the scientific conceptions that discuss the population growth and the lack of space that impact the relationship of the living with the deceased, aiming at the ability to use the urban space for the deceased. In recent years there has been a trend towards verticalization of housing, and with necropolises, known as cemeteries, it will be no different. With hypotheses that verticalization proves to be an increasingly closer option, as well as the increased use of cremation, given the current scenario of burial systems. The research was carried out with a bibliographic survey of relevant articles, which analyze the challenges caused by horizontal cemeteries, such as the lack of space for the population and contamination, which corroborate environmental and sanitary themes. The concept that the cemeteries are a space with specific use and a delicate theme is relevant, as it is the memory of those who are no longer in life, taking into account how society faces death. In this way, research has shown the possibility.
Palavras-chave: Cremação
Necrópoles
Superpopulação
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: HOSHINO, Marcel Hisami. Análise do gerenciamento de espaço urbano para sepultamentos. 21f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7354
Data do documento: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HOSHINO, MARCEL HISAMI.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. M.e Claudio De Souza Rodrigues269.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.