01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7345
Tipo: Artigo
Título: A utilização do protótipo de um jogo no processo de aprendizagem das fases executivas de uma obra de pequeno porte
Autor(es): LIMA, Karolyne Martins de
Primeiro Orientador: VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
metadata.dc.contributor.referee1: VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Judson Ricardo Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee3: MENDONÇA, Raphael Parra
Resumo: A intensa relação que os estudantes possuem com a tecnologia hoje em dia é indiscutível. Com o passar do tempo, a metodologia tradicional de ensino vem perdendo espaço dentro das instituições para as metodologias ativas de aprendizagem. As metodologias ativas tem como objetivo principal transformar o acadêmico em um protagonista na produção do próprio conhecimento. Os acadêmicos de engenharia civil precisam cada dia mais entenderem e assumirem esse papel. Ao aplicar um questionário aos acadêmicos de engenharia civil da região de Maringá-PR, foi possível compreender a relação dos mesmos com a tecnologia e as queixas associadas aos conhecimentos sobre as etapas executivas de uma obra. Levando em consideração a importância do aprendizado das fases executivas de uma obra de pequeno porte, esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto, o protótipo de um jogo baseado em questões, direcionado aos acadêmicos de engenharia civil, para que os mesmos possam exercitar e aprender as fases que constituem uma obra de pequeno porte e os conceitos e serviços inerentes a cada uma, a fim de que os estudantes possam estar mais próximos da realidade do mercado de trabalho dessa engenharia.
Abstract: The intense relationship that students have with technology today is indisputable and over time the traditional teaching methodology has been losing space within institutions for active learning methodologies. The active learning methodologies have as main objective to transform the student in a protagonist in the production of their own knowledge and the civil engineering students need to understand more and more to put themselves in this role. By applying a questionnaire with civil engineering students from the region of Maringá-PR it was possible to understand their relationship with technology and complaints related to knowledge about the executive stages of a construction work. Given how the importance of learning the executive phases of a small project, this work has as main objective the development of a product, the prototype of a question-based game, aimed at civil engineering students that they can exercise and learn the phases that constitute a small contruction work and the concepts and services inherent to each phase, so that, thus, students can be closer to the reality of the job market of this kind of engineering.
Palavras-chave: Metodologias Ativas
Jogos
Execução de obra
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: LIMA, Karolyne Martins de. A utilização do protótipo de um jogo no processo de aprendizagem das fases executivas de uma obra de pequeno porte. 31f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7345
Data do documento: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, KAROLINE MARTINS DE.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil sob a orientação do Prof. Me. Ronan Yuzo Takeda Violin.541.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.