01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
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dc.creatorMIKETCHEN, Even Luiza-
dc.date.accessioned2021-02-11T16:42:59Z-
dc.date.available2021-02-11-
dc.date.available2021-02-11T16:42:59Z-
dc.date.issued2021-02-11-
dc.identifier.citationMIKETCHEN, Even Luiza. Análise dos tempos de pega do concreto compactado a rolo com uso de aditivo em pavimento aeroportuário. 18f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.pt_BR
dc.identifier.otherPresencialpt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7337-
dc.description.abstractWith the advancement of studies and new applications of technologies present in the market, the use of hydration control additives, or also called setting retarders, has gained great visibility and increased use due to the possibility of making changes in the concrete that would suit it various work situations. This work aims to highlight the modifications and improvements caused by the use of the retarding additive in the roller compacted concrete (RCC) that constitutes the sub-base layer of the new airport apron at Maringá Regional Airport. The results were obtained from analysis of results provided by laboratory tests of samples, by comparison between additive samples and samples without additive. Finally, the comparison of results showed a significant increase in the time available before the start of concrete setting time, which brings an expansion of the maximum workability time of the concrete and completion of the construction of the RCC layer, in addition to greater flexibility for the transport of the material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectPavimentação.pt_BR
dc.subjectTempo de pegapt_BR
dc.titleAnálise dos tempos de pega do concreto compactado a rolo com uso de aditivo em pavimento aeroportuáriopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Claudio de Souza-
dc.description.resumoCom o avanço dos estudos e das novas aplicações das tecnologias presentes no mercado, o uso de aditivos controladores de hidratação, também chamados de retardadores de pega, foram ganhando grande visibilidade e crescente uso devido a possibilidade de realizar modificações no concreto que o adequassem às várias situações de obra. Este trabalho tem por objetivo evidenciar as modificações e melhorias causadas pelo uso do aditivo retardador de pega no concreto compactado a rolo (CCR) constituinte da camada de sub-base do novo pátio de aeronaves do Aeroporto Regional de Maringá. Os resultados obtidos se deram a partir de análises de resultados providos de ensaios laboratoriais de amostras, mediante comparação entre amostras aditivadas e de amostras isentas de aditivo. Por fim, a comparação de resultados apontou um aumento significativo no tempo disponível antes do início de pega do concreto, o que traz uma expansão do tempo máximo de trabalhabilidade do concreto e finalização da execução da camada de CCR, além de uma maior flexibilização para o transporte do material.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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MIKETCHEN, EVEN LUIZA.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Dr. Claudio de Souza Rodrigues. MARINGÁ – PR 20201.16 MBAdobe PDFThumbnail
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