Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7313
Tipo: | Artigo |
Título: | Arquitetura inclusiva, processo cognitivo e a educação especial |
Autor(es): | MEDEIROS, Isadora Greco |
metadata.dc.contributor.referee1: | JUNG, Norma Eliane |
Resumo: | O artigo trata da importância da arquitetura escolar para o desenvolvimento de pessoas portadoras de necessidades especiais e, nesse sentido, buscou conhecer as principais deficiências, suas características e necessidades específicas. Desse modo, o objetivo geral do artigo é discorrer sobre o universo dos portadores de necessidades educativas especiais a fim de entender quais as melhores maneiras de adaptar o ambiente educativo para atender a esse público específico. Sendo assim, o artigo faz um estudo sobre a diversidade dessas necessidades e sobre a educação especial no Brasil, destacando a importância de uma arquitetura que abarque o máximo possível de aspectos para promover a integração e o engajamento social dessas pessoas especiais, além de analisar, como modelo de inclusão, a arquitetura de uma escola localizada na Espanha. Nota-se a importância da arquitetura inclusiva a fim de promover a adequação dos espaços necessários para os portadores de necessidades especiais, para que eles possam se desenvolver, brincar e aprender de forma segura. |
Abstract: | The article is about the importance of school architecture in the development of people with special needs, in whick we seek to know the main deficiencies, their characteristics and specific needs. Thereby, the main objective of the article is to talk about people with special educational needs, in order to understand what is the best way to adapt the educational environment. Therefore, the article makes a bibliographic review on special education, highlighting the importance of inclusive architecture for the evolution of special people, in addition to analyzing the architecture of a special inclusive school located in Spain. Therefore, inclusive architecture is important in order to adapt the spaces needed for people with special needs, so that they can develop, play and learn safely. |
Palavras-chave: | Crianças Especiais Escola Inclusão Escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | MEDEIROS, Isadora Greco. Arquitetura inclusiva, processo cognitivo e a educação especial. 105f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7313 |
Data do documento: | 10-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | ARQUITETURA E URBANISMO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEDEIROS, ISADORA GRECO.pdf | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Universidade Cesumar como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do Profa. Ms. Norma Eliane Jung | 55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.