EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7255
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOR PATELOFEMORAL EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(es): MANTOVANI, Juliane
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
LEÃO, Egle Pereira
BELOTO, Amanda Bespalhok
SAITO, DANIELA SILVA
Resumo: A articulação do joelho é a maior e uma das mais complexas articulações do corpo, sendo alvo de uma variedade de lesões que alteram o desempenho de sua função. Três estruturas ósseas compõem a articulação do joelho: tíbia, fêmur e patela. Estas estruturas formam duas articulações distintas: patelofemoral e tibiofemoral. A síndrome da dor patelofemoral é conhecida como uma das afecções mais comuns, agravada principalmente ao subir e descer escadas, agachar-se, ficar sentado por um tempo prolongado e caminhar em lugares inclinados. A causa da dor patelofemoral não é totalmente compreendida, mas muitos fatores têm sido propostos, incluindo efeito tardio de trauma ou sobrecarga, falta de flexibilidade dos isquiotibiais, trato iliotibial, flexores do quadril e um mau alinhamento do membro inferior. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de dor patelofemoral e sua correlação com a presença de alterações posturais dos joelhos nos acadêmicos do 1º e 4º ano do curso de Educação Física. Para a elaboração deste estudo foi aplicado um questionário estruturado, com questões objetivas. Em seguida, os acadêmicos foram submetidos a um breve exame físico, que consistia na avaliação da flexibilidade dos ísquio-tibiais, na avaliação postural do joelho, e dois teste para a determinação do estado das superfícies articulares da patela e do sulco troclear do fêmur. Com a metodologia utilizada verificou-se uma maior prevalência de dor patelofemoral em acadêmicos do 1ºano, totalizando 41,25%. As alterações posturais do joelho foram muito frequentes em ambos os grupos, sendo a rotação interna a mais comum.
Palavras-chave: Dor patelofemoral
Postura
Joelho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7255
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliane_mantovani.pdf11.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.