EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7247
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO REMANESCENTE CORONÁRIO NA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES EM DENTE RESTAURADO COM PINOS INTRA-RADICULARES DIRETOS E INDIRETOS
Autor(es): GRANDO, Juliana Casavechia
BELOTI, Adriana
NISHIMORI, Lisia
TORMENA, Mariana
Resumo: Neste trabalho é proposto analisar a influência da quantidade de remanescente coronário na distribuição de tensões produzidas na dentina radicular do incisivo central superior restaurado com diferentes sistemas de pinos intra-radiculares, através do Métodos dos Elementos Finitos (MEF). Esta análise foi realizada considerando a presença de remanescente coronário de 2,5 mm e ausência completa de remanescente. Seis modelos representativos do incisivo central superior e restaurado com os sistemas de pinos: fibra de vidro, fibrocerômero (fibra de vidro/cerômero) e metálico fundido (Liga de Cu-Al), o dente hígido foi utilizado como controle. A partir de uma analise linear elástica, bidimensional, estado plano de deformações com espessura constante, os materiais considerados homogêneos e isotrópicos. Uma carga de 100 N, foi aplicada no terço incisal da região palatina com inclinação de 45º em relação ao longo eixo do dente. Os resultados foram expressos em função da Tensão de Von Mises - Se. Com os resultados, concluiu-se que a quantidade de remanescente coronário não influenciou na distribuição de tensões. O pino metálico fundido promoveu uma alta concentração de tensões na região conduto radicular ao longo da interface pino/dentina.Os pinos não metálicos proporcionaram um comportamento mais semelhante à estrutura dental, diminuindo os riscos de falha ou fraturas radiculares, no entanto, a utilização destes pinos em dentes com perda coronária total requer estudos clínicos longitudinais.
Palavras-chave: Pinos intraradiculares diretos
Pinos intra radiculares indire
Remanescente coronario
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7247
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_casavechia_grando.pdf11.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.