EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7239
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO SOBRE A PROCURA E OFERTA DE ATIVIDADES DE LAZER E RECREAÇÃO NA HOTELARIA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Autor(es): SILVA, José Cosmo Augusto
Resumo: Nesse trabalho buscamos estudar a atividade de recreação e de lazer nas redes hoteleiras para os portadores de necessidades especiais. Os portadores de necessidades especiais são todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, que pode ser física, mental, auditiva ou visual, segundo dados da OMS, aproximadamente 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência. A nossa metodologia de pesquisa seguiu o modelo descritivo. O nosso objetivo foi identificar a infra-estrutura, o processo, a procura e a oferta nas redes hoteleiras do Estado do Paraná, ao que se diz respeito aos portadores necessidades especiais. Os dados obtidos através desses questionários, apontaram que na maioria desses estabelecimentos (83,33%) há uma procura de hospedagem por parte dessa camada da sociedade, em relação a infra-estrutura do lazer, na maioria, ou seja 66,67% possuem piscinas para a realização de atividades voltada para o lazer, ainda coletamos dados que apenas 33,33% desses estabelecimentos possuem mão-de-obra especializado, dos que não possuem, 50% disseram que se a demanda desse segmento aumenta eles contrariam mão-de-obra especializada. Sobre a oferta de atividades, 50% responderam que, se em grupo de pessoas houver um portador de necessidades, eles adaptam ou improvisam na hora atividades voltadas para essa pessoa. Um desses estabelecimentos respondeu que, oferece atividades esportivas adaptadas para esse segmento, e outro respondeu que o estabelecimento tem parceria com uma entidade municipal que, tem a responsabilidade de aplicar as atividades de recreação. Por último verificamos, que em 16,66% dos estabelecimentos há procura por parte dos portadores com necessidades especiais. Após a realização deste projeto, verificamos que as atividades recreativas para pessoas com necessidades especiais estão em franco desenvolvimento. Contudo, está longe, ainda de ser satisfatório, a oferta de equipamento, mão-de-obra especializada, frente a grande população de pessoas com necessidades especiais, a sociedade possui.
Palavras-chave: Lazer
Portador
Turismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7239
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jose_cosmo_augusto_silva.pdf11.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.