EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7224
Tipo: Artigo
Título: O AGRONEGÓCIO DO SUCO DE LARANJA CONCENTRADO CONGELADO (SLCC) DO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): SABES, Jair Júnior Sanches
ROCHA, Eliza Emília Rezende Bernardo
Resumo: O Agronegócio do Suco de Laranja Concentrado Congelado (SLCC) gera anualmente mais de US$ 1 bilhão em divisas, sendo um dos principais produtos da pauta de exportações do agronegócio brasileiro. Dentre os estados brasileiros que produzem e exportam Suco de Laranja Concentrado Congelado (SLCC) está o do Paraná. No ano de 2004, as agroindústrias paranaenses de SLCC produziram mais de 25 mil toneladas do produto, a maioria tendo como destino o mercado internacional. Já a movimentação econômico-financeira deste setor ultrapassou a cifra de R$ 59 milhões. O principal objetivo desta pesquisa é o estudo do Agronegócio do Suco de Laranja Concentrado Congelado (SLCC) do estado do Paraná. A revisão de literatura buscou organizar um quadro teórico que contemplasse tópicos relacionados ao contexto dos mercados internacional, nacional e estadual, em especial, de Suco de Laranja Concentrado Congelado (SLCC). Os dados primários foram colhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas junto aos gerentes gerais de 3 agroindústrias produtoras de suco de laranja concentrado congelado instaladas no estado do Paraná. Produtores agrícolas, cooperados e/ou acionistas, ligados a organizações agroindustriais paranaenses plantam o equivalente a 14,2 mil hectares (ha) de pés de laranja. As variedades de laranja que abastecem o sistema produtivo da agroindústria paranaense são: Valência, Folha Murcha e Pêra. As agroindústrias produtoras de SLCC do Paraná estão instaladas nos municípios de Paranavaí, PARANÁ Citrus e CITRI Agroindustrial, e Rolândia, COROL Citrus. Em 2004, a agroindústria paranaense de SLCC processou 6,91 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg. No entanto, este segmento do agronegócio paranaense não utiliza toda a sua capacidade de esmagamento, a taxa de ociosidade deste setor do Complexo Agroindustrial da Laranja do Paraná está em torno de 35%, que é de 10,7 milhões de caixa de laranja de 40,8 kg aproximadamente. A agroindústria do SLCC é essencial para o processo de desenvolvimento socioeconômico de alguns municípios instalados nas regiões norte e noroeste do estado do Paraná. Como resultado, verifica-se a insipiência do Agronegócio do Suco de Laranja Concentrado Congelado (SLCC) do estado do Paraná, precisando ser mais bem organizado e coordenado pelos seus agentes, inseridos nos setores governamental, privado e educacional. Enfim, nota-se a relevância de implementar ações que contribuam com o processo de crescimento e desenvolvimento desse segmento do agribusiness paranaense.
Palavras-chave: Agronegócio
Gestão agroindustrial
Suco de laranja concentrado co
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7224
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jair_junior_sanches_sabes3.pdf12.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.