EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7212
Tipo: Artigo
Título: PARÂMETROS E ANOMALIAS ACÚSTICAS DE AMBIENTES
Autor(es): ZANQUETA, Hugo Flávio Benassi
ZANQUETA, Gustavo Juliano Benassi
Resumo: Indiferente ao objetivo de um ambiente acústico – uma sala de concerto, uma sala de aula, um cinema, uma igreja ou mesmo um estúdio musical - existem parâmetros, ou indicadores de qualidade, recomendados para cada aplicação. Alguns desses parâmetros podem ser facilmente estipulados com o uso de teorias acústicas (estatística, ótica ou ondulatória) ou através de medições das características acústicas do ambiente. Os principais parâmetros foram definidos por Leo L. Beranek e posteriormente abordados por outros pesquisadores. O presente trabalho contempla uma ampla pesquisa sobre os principais parâmetros acústicos para caracterização, seu comportamento em função da aplicação, do modelo do ambiente – geometria, absorção - e suas principais recomendações para projetos. Dentre os parâmetros abordados, deve-se destacar: Ruído de Fundo, Tempos de Reverberação, Razão de Graves, Razão de Agudos, Sonoridade, Clareza, Definição, Indicadores de Inteligibilidade, entre outros. Nota-se uma gama grande de parâmetros a serem analisados, muitas vezes parâmetros relacionados entre si, ou outros de aplicação restrita a uma determinada ambiente (voz cantada ou voz falada). Há também as principais anomalias acústicas, possivelmente encontradas em ambientes e que devem ser corrigidas, dentre elas destacam-se: eco, eco flutuante, efeito Larsen, efeito Coquetel entre outros Deve-se ter em mente que é de extrema necessidade que um profissional - engenheiro, arquiteto ou qualquer outro - que atue no projeto acústico de ambiente, deva conhecer o significado, a recomendação e o comportamento de cada parâmetro acústico e cada anomalia, na elaboração de um projeto, pois a omissão desse conhecimento pode levar a construção de um ambiente com acústica precária, o que seria desastroso em um cinema, ou teatro.
Palavras-chave: Acústica de ambientes
Anomálias acústicas
Parâmetros acústicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7212
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hugo_flavio_benassi_zanqueta.pdf11.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.