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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7209
Tipo: | Artigo |
Título: | APLICAÇÃO DE METODOLOGIA 6 SIGMA PARA ANÁLISE DE DESBALANCEAMENTO DE HÉLICES DE PEQUENO PORTE |
Autor(es): | ZANQUETA, Hugo Flávio Benassi |
Resumo: | Ao estar atuando em uma empresa, esta, espera que o engenheiro seja um profissional capaz de resolver os principais e mais complexos problemas que surjam no dia-a-dia de trabalho, muitas vezes, estes problemas envolvem várias áreas de conhecimento técnico e gerencial. Neste ponto há sempre dificuldades para os profissionais de engenharia, pois estes possuem elevado conhecimento técnico, mas normalmente não dominam uma metodologia que torne a pesquisa ou resolução de problemas com uma linha de raciocino objetiva e muito bem focada. Essa falta de foco e objetividade, tornam projetos e pesquisas demoradas e acabam elevando os custos, tornando-as, muitas vezes, inviáveis na visão gerencial de uma empresa. Este trabalho demonstra o uso da metodologia Six Sigma Belt junto com o conhecimento técnico para solução de problemas de desbalanceamento de hélices plásticas de baixa massa – abaixo de 25 gramas. A metodologia aliada com o conhecimento técnico permitiram a construção de um dispositivo simples para avaliação do desbalanceamento, bem como a busca das causa principais do problemas, que na análise pode ser observada como variação dimensional nas cavidades do molde de injeção das hélices, baixa capacidade de processo e problemas no resfriamento das peças após a injeção. O interessante é que todas essas observações foram realizadas sem haver a necessidade de estar-se presente junto ao molde, o que reduziu-se consideravelmente os custos do estudo e o tempo de resolução do problema, pois todo o estudo fora realizado no Brasil – a empresa tem sede em Joinville, Santa Catarina – enquanto as hélices eram injetadas nos Estados Unidos da América. Todo o estudo do nível de desbalanceamento e suas possíveis causas fora realizado com base na metodologia Six Sigma Belt, a nível de Black Belt, e fora suportada por normas ISO para especificação dos níveis de desbalanceamento máximo de hélices. Através deste estudo, pode-se determinar falhas na confecção do molde, desgaste em algumas cavidade de injeção, além, de falhas no processo de injeção, principalmente no que diz respeito a tempo e modo de resfriamento das peças produzidas. |
Palavras-chave: | Desbalanceamento Metodologia six sigma Hélices |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7209 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
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