EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7196
Tipo: Artigo
Título: ALCOOLISMO E PSICOFARMACOLOGIA
Autor(es): GOMES, Graziele Zwielewski
DUBIELLA, Karina Chiquetti
MARTINS, Claudia Regina
DIAS, Evelyn Seemann
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Resumo: Este trabalho e um artigo cientifico que visa leva o aprendiz, o conhecimento das diversas formas de tratamentos para o combate do alcoolismo. Pois se observou, que o alcool apesar de ser uma bebida culturalmente aceita, se figura entre 10 principais problemas de saúde no mundo trazendo consigo diversas conseqüências maléficas no meio familiar, social e principalmente o sofrimento individual. Devido a essa preocupação, as acadêmicas optaram por pesquisar a respeito, de modo a compreender a utilização dos tratamentos. O artigo cientifico possibilitou chegar a uma compreensão do abuso do alcool, suas conseqüências e a utilização dos medicamentos e seus resultados juntamente com todos os demais tratamentos que levam a um possível obtenção da cura. Tendo como objetivo entender quais os problemas associados ao uso abusivo desta droga licita e os motivos que levam os dependentes a usarem a mesma, qual a importância de um bom diagnostico, as complicações clinicas associadas ao uso crônico dessa droga(aparelho digestivo, câncer, sistema nervoso, sistema vascular, hematológico, sexual, e sindromes), as complicações psiquiátricas, os tipos de tratamento conhecido e utilizados pela população e quais o medicamentos mais eficientes. As acadêmicas buscam também entender qual o papel da psicoterapia individual e grupal no tratamento de alcoolistas, assim como os grupos de ajuda que estão em constante ascensão. Através de pesquisa de campo realizada em instituição especializada sob orientação da professora orientadora do projeto, tiveram a oportunidade de analisar alguns casos e seus respectivos tratamentos com uma equipe muitlprofissional especializada que oferece tratamento as pessoas que procuram ajuda. Baseando-se nessa pesquisa, tem–se a intenção de salientar a validade do tratamento psicológico sem o uso de medicamento específicos, mas sim com a intervenção profissional e a conscientização, que tenta trazer o paciente sempre para a realidade e para a sua vida cotidiana de maneira a se ocupar com as coisas além de álcool e desenvolver seu raciocínio para resgatar seu auto valor e sua subjetividade.
Palavras-chave: Alcoolismo
Alcool
Psicoterapia no tratamento de
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7196
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
graziele_zwielewski_gomes.pdf12.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.