EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Gisele Senhorine-
dc.creatorVELOSO, Daniele Gotardo-
dc.creatorTANGANELLI, Emanuele Fanton-
dc.date.accessioned2021-02-04T18:09:16Z-
dc.date.available2005-10-19-
dc.date.available2021-02-04T18:09:16Z-
dc.date.issued2005-10-19-
dc.identifier.otherPresencialpt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7186-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerapia de reposição hormonalpt_BR
dc.subjectSíndrome de meniérept_BR
dc.subjectPerda de audiçãopt_BR
dc.titleTERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL RELACIONADO COM A PERDA DE AUDIÇÃOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoDurante o processo de envelhecimento, o organismo feminino sofre alterações ligadas à diminuição na produção dos hormônios sexuais, principalmente o estrogênio. Quando a mulher pára de menstruar é sinal de que os níveis hormonais estão em queda, causando diversas reações. Na tentativa de reduzir alguns ou até todos esses efeitos, há cerca de 50 anos, diferentes terapias de reposição hormonal foram desenvolvidas utilizando principalmente estrogênio e progesterona e representou uma das principais alternativas terapêuticas para tratar o climatério. Recentemente foram descobertos vários efeitos colaterais relacionados à Terapia de Reposição Hormonal (TRH), como o câncer de mama, doenças vasculares e metabólicas, entre essas, a que afeta o metabolismo atingindo assim, a região periférica da orelha interna (Doença de Meniére). Objetivo: Analisar os efeitos da TRH correlacionados com a perda de audição, levando em consideração a atividade metabólica do sódio (Na+) e potássio (K+) na porção labiríntica membranosa da Orelha Interna. Metodologia: Correlacionar os achados audiológicos e sintomas adquiridos de um indivíduo após a TRH. Resultados: O estrógeno sintético utilizado na TRH pode causar diminuição do K+ e retenção do Na+, ocasionando uma hidropsia endolinfática, ou seja, um aumento de pressão da endolinfa, resultante de uma disfunção do saco endolinfático que se segue a uma infecção. Tem-se admitido que esse aumento da pressão endolinfática possa romper o labirinto membranoso e originar uma mistura entre a endolinfa (rica em K+) e a perilinfa (pobre em K+). O aumento de potássio impediria a despolarização e originaria perda transitória da função, até à reparação da membrana e serem restauradas as relações K+ - Na+. Conclusão: A partir dos resultados foi possivel perceber que após o tratamento com a TRH, a paciente apresentou sintomas referentes a Síndrome de Meniere entre um deles é a perda de audição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gisele_senhorine_cardoso.pdf11.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.